Tribuna do Leitor - 12 de julho de 2020

Na edição deste domingo (12), participações de Raul Cesar dos Santos, Pedro dos Santos Neto, Rafael Moia Filho, Suze Almeida

Por: Da Redação  -  12/07/20  -  14:46

Mesmo aparelho


Após receber excelente atendimento do dr. Leonardo N Godinho, ortopedista do AMBESP, o sentimento é de que existe luz no fim do túnel. Porém, logo em seguida, essa luz é apagada pelo serviço de Agendamento de Exames da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, pois ao solicitar o agendamento de três radiografias (bacia, coxa e quadril), o atendente agenda somente a radiografia da bacia. Questionado sobre o porquê, ele informa que as radiografias precisam ser feitas em dias diferentes e, pior ainda, que não tem data disponível para as outras duas. Pergunto se o aparelho que faz as radiografias da bacia não é o mesmo que faz as da coxa e do quadril? Se a pessoa se acidentar e tiver múltiplas fraturas, terá que ir várias vezes para tirar as radiografias? Se pode complicar, para que facilitar, não é mesmo? Com a resposta a Secretária de Saúde.


Raul Cesar dos Santos - Santos


Aprovação de projetos


Enquanto estupradores e assassinos têm coragem suficiente para cometerem seus crimes, os congressistas se mostram covardes para mudar esse quadro de violência, com a simples criação de leis mais severas, que levem criminosos a pensar duas vezes antes de agirem. Porém, esses mesmos congressistas se tornam valentes para aprovar projetos que prejudicam trabalhadores e aposentados. E ainda os pagamos, através dos impostos, para atrapalhar nossas vidas. Algo está errado ou sou eu que não estou entendendo a lógica da coisa?


Pedro dos Santos Neto - Santos


Reajuste atrasado 


O governo do Estado de São Paulo - Fazenda Estadual, não corrigiu o pagamento dos seus aposentados pela Cesp, beneficiários da antiga Lei 4819/58, que recebem aposentadoria pela Fazenda Estadual. O dissídio coletivo da categoria ocorreu em 1º de junho de 2019. Portanto, nem a desculpa da pandemia poderia ser usada para justificar o injustificável. É sabido que o PSDB sempre tratou os empregados do Estado como categoria inferior, porém, deixar de pagar o que é devido por lei, fere a Justiça e a ética. Os sindicatos da categoria são coniventes com este abuso arbitrário e criminoso. Atrasos vinham ocorrendo em todos os anos, mas nunca ficaram 13 meses sem fazer a devida correção. Improbidade é o nome, impunidade é o sobrenome dessa leviandade. 


Rafael Moia Filho - Bauru


Quarentena e as louças


Desde a minha infância, aprecio as conversas durante as refeições. Cresci em uma família grande, que sempre admirou comer e dialogar. Lembro-me, com clareza, dos infindáveis casos compartilhados por minha mãe nos jantares, assim como dos sermões do meu pai e das muitas risadas pelas palhaçadas feitas por minha irmã caçula. Sem falar dos pedidos de namoro e noivado, que pegaram meus pais de surpresa. Ainda hoje, apesar de ter me mudado para longe da minha família, estimo por demais essa tradição e tento preservá-la. Afinal, quem não gosta de boa prosa e comida? Conquanto, no meio desse momento prazeroso, sempre vem à tona uma perguntinha que traz certo desconforto: mas, e a louça? Basta surgir a pergunta que já começa a debandada dos familiares. A gente até gosta de ver a pia limpinha, arrumada, brilhante, porém, duvido que alguém goste de lavar louças todos os dias. Há algum tempo, ouvi a Giovanna Ewbank reclamando da quantidade de louças que está lavando durante o distanciamento social. Vale lembrar que esse ato está associado até a pagamento de dívidas em restaurantes, o que, a meu ver, já não traz energia boa. Não vou ser hipócrita e dizer que nunca me queixei. Algumas vezes, tenho a sensação de estar realizando essa tarefa de modo triplicado, talvez pelo fato de estar fazendo as refeições em casa. O que me fez parar de reclamar foi pensar que poderia ser pior. Caso estivesse passando a quarentena com uma de minhas irmãs, que tem por costume sujar todas as vasilhas e talheres enquanto faz o almoço, estaria realmente condenada.


Suze Almeida - Cubatão


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter