CLUBE IMPRESSO ACERVO COVID
Tribuna do Leitor - 11 de novembro de 2020
Confira as cartas enviadas pelos leitores ao Jornal A Tribuna
Por: Da Redação  -  11/11/20  -  14:22

Evento importante


Nas eleições de antigamente, mesmo o voto sendo obrigatório, o povo fazia de ter o direito de votar. Em 1968, lembro-me que eu contava os dias para tirar o meu título de eleitor e votar pela primeira vez. Vesti minha melhor calça, de linho azul, e uma camisa de mangas 3/4, que estava na moda. Meus sapatos, de cromo alemão, estavam reluzindo. Toda aquela produção era para eu votar, um evento muito importante. Agora, com 70 anos, não sou mais obrigado a votar. Estou pensando seriamente se não será a última eleição e por não acreditar que a política do meu Brasil mude para melhor. Mas, sou brasileiro e espero que mude, sim!


JOSEMILTON DE S. E SILVA - GUARUJÁ


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Reinventando a rotina


Faço o do blog "Historiando a História" com muito carinho e dedicação, passando informações úteis sobre jornalismo, cultura, utilidade pública, esporte, curiosidades e outros assuntos, principalmente, para os idosos nesta época difícil que passamos, devido à terrível pandemia da Covid-19. Nós, pessoas da “melhor idade”, temos que arrumar alguma ocupação nestes dias, para não ficarmos ociosos e com depressão. Caminhar, ler um bom livro, ver bons programas de televisão, ter contato com os familiares, mesmo que seja por telefone ou chamada de vídeo, são fatores que nos alegram e tornam o dia sadio. Manter uma alimentação saudável também é fundamental. Com estes cuidados, poderemos transpor estes difíceis dias com saúde física e mental.


ROBERTO PAULINO - SANTOS


Pista duplicada


Já escrevi neste jornal sobre os motoristas optarem seguir pelo Morro da Nova Cintra quando tem congestionamento ou enchente na Avenida Nossa Sr.ª de Fátima. Em setembro de 2014, dei entrada na Prefeitura com o Ofício nº36, sobre melhorias do acesso viário à Zona Noroeste, através do Morro da Nova Cintra. A área pretendida para o prolongamento da Avenida Francisco Ferreira Canto foi desapropriada na década de 1990, com esse objetivo. O ofício percorreu várias secretarias, sendo incluído nos Planos Plurianuais de Projetos Viários da Cidade e executado no ano passado, melhorando o tráfego nos dois sentidos, com a antiga faixa agora duplicada.


MARTINHO LEONARDO- SANTOS


Constantes enchentes


As chuvas recentes mostram um quadro preocupante. Em quase todas as cidades da Região foram constatadas enchentes, que trouxeram problemas para transeuntes e para o trânsito. É uma situação que se repete e exige medidas que não se limitem ao momento. É preciso investir em planejamento e implementar obras, para que o excesso de água tenha destinação adequada.


URIEL VILLAS BOAS – SANTOS


Moradores de rua


Todos os candidatos a prefeito das cidades da BS, sem exceção, têm uma solução na ponta da língua para a questão recorrente dos moradores de rua. Mas todos, novamente sem exceção, evitam mencionar ou ignoram o PL4668/2004, aprovado em 8/8/2012, que retirou da Lei de Contravenções Penais (DL 3688/41) a punição para vadiagem. Isso, na prática, transformou os moradores de rua em seres intocáveis. Senhores candidatos admitam que nada podem fazer enquanto a legislação não for alterada.


LUIZ CARLOS BARALLE – SANTOS


Oremos


Enoja o caso de Santa Catarina, onde o juiz de um processo criminal sentenciou que o réu cometeu um estupro culposo contra a vítima Mariana Ferrer. O ato abjeto do réu, se foi considerado culposo, resultou, na esfera criminal, de imperícia, negligência ou imprudência. O magistrado catarinense fundamenta a sua decisão absolutória, entendendo que o réu não queria o estupro, daí o ato foi considerado culposo e não doloso. Irritada, a ministra dos direitos da mulher, Damares Alves, disse que está tomando providências junto ao CNJ, OAB, CSMP, a fim de que a lei seja cumprida. Martha Suplicy, disse certa vez que “se o estupro for iminente, a recomendação à mulher é que relaxe e goze”. Lembrei-me imediatamente de Fernando Pessoa, trazido por Chico Buarque de Holanda, afirmando "navegar é preciso, viver não é preciso". Melhor é rezar, com fé e devoção. Oremos!


AUGUSTO HENRIQUE RODRIGUES - SANTOS


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.