Tribuna do Leitor - 10 de outubro de 2020

Participaram desta edição Mario Augusto, Grupo de Proteção da Família e da Cidadania, Fernando Braga, J.A. de Sá e Boanerges Filho

Por: Da Redação  -  10/10/20  -  13:18

Saúde bucal


Alertar sobre a importância da saúde bucal é salientar a preocupação com a preservação da vida. Dados atualizados do Instituto Nacional do Câncer - INCA -, informam que atualmente o câncer de boca é a 11ª neoplasia mais comum no mundo, com pequena diferença epidemiológica no nível de desenvolvimento de cada país. É estimado para este ano cerca de 200.000 novos casos no mundo, ocupando o Brasil a 10ª posição. Nós, estomatologistas, salientamos a importância do autoexame da boca, assim como da cabeça e pescoço, à procura de alterações como manchas brancas que não saem com a escovação, sangramentos que passam de uma semana, feridas que não cicatrizam após cinco dias, dentes fraturados, próteses mal adaptadas, ulcerações nos lábios, caroços fixos que não doem, principalmente na região inferior do rosto e abaixo do queixo. A cavidade bucal dos bebês e das crianças também deve receber atenção, uma vez que grande número de doenças sistêmicas, tem manifestações na boca. Lembramos que a saúde começa pela boca, assim como, a maioria das doenças


MARIO ROBERTO LEITE AUGUSTO - SANTOS


Problemas em Santos


Infelizmente, temos diversos problemas na cidade de Santos e na Baixada Santista que carecem de uma efetiva ação municipal. Um deles diz respeito a demolir o que estava pronto para uso da população, como ocorreu no Emissário Submarino, onde a precipitação em fazer uma obra polêmica, sem aprovação do MP, resultou no abandono do local. Outro problema é a aglomeração nas praias, com pessoas sem máscara. O barulho dos infernais escapamentos abertos de motocicletas também continua sem solução. As prefeituras poderiam, em benefício da saúde pública, restringir estes espaços, com mais policiamento, fiscalização e multa aos infratores. E que solicitem antecipadamente autorização ao MP, com laudos técnicos que atestem a necessidade de reformulação, antes de executarem serviços em área pública.


GRUPO DE PROTEÇÃO DA FAMÍLIA E DA CIDADANIA


Explicações claras


Confesso que não entendo um intérprete não se expresse bem em português para que o intérprete de libras o possa bem fazer. Foi o que me pareceu que o chinês fez com as falas do diretor da Cinovac. Será que aqui no Brasil não existe um sino-brasileiro que possa traduzir com exatidão as falas daquele diretor? A tradução que o intérprete chinês fez me deixou com algumas dúvidas, parecendo que não traduziu de fato o que o diretor dizia. Nós não podemos ter dúvidas quanto à eficácia de uma vacina. Para isso, se faz necessário claras explicações, sem que paire qualquer dúvida.


FERNANDO MARTINS BRAGA - SANTOS


Rua do Peixe


Ainda existem algumas placas de trânsito indicando a direção da Rua do Peixe. Uma rua de aproximadamente 80 metros, conhecida pelos santistas e turistas, que ficou desprovida de seus boxes de comercialização de peixes, demolidos e transferidos para o novo e funcional mercado na Nova Ponta da Praia. Restou uma rua, sem comércio, moradores, residências, totalmente isolada entre o muro da escola Senai e o muro de um terreno abandonado. Para melhor aproveitamento da rua, sugiro a transferência dos ônibus de viagem para São Paulo, dos carros de aplicativos e táxis para o local, a fim de liberar a fluidez do tráfego, principalmente na saída da balsa, deixando a av. Saldanha da Gama livre.


J. A. NOGUEIRA DE SÁ - SANTOS


Manter a fé 


O ano de 2020 começou como sempre. Planos, projetos e a certeza de que tudo que foi idealizado iria acontecer. Mas tudo foi modificado pela pandemia, crise econômica e desemprego. O mundo não é o mesmo de quando iniciamos o ano. Sim, há muita tristeza. Contudo é uma oportunidade para mostrarmos nossa fé. Creia, pânico e medo não vêm de Deus; calma e esperança, com certeza. É possível enfrentar a crise, com calma e esperança. A vida é extremamente perigosa para aqueles que se assim se julgam. Ficam frustrados e sem forças para lutar e vencer. No entanto, este é um tempo para mostrarmos a razão de nossa fé em Deus.


BOANERGES SILVA FILHO - SANTOS


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter