Tribuna do Leitor - 10 de dezembro de 2020

Na edição desta quinta-feira (10), participações de Karina S. Marques, Grupo de Proteção da Família e da Cidadania, Carlos Sulzer, Uriel Villas Boas, Fernando Martins Braga e Édison José de Aguiar

Por: Da Redação  -  10/12/20  -  16:35

Competência feminina


A disparidade de gênero no ambiente de trabalho em cargos de liderança ainda existe no Brasil. Apenas 13% dos CEO's são mulheres, mostrando o quanto é baixo o índice de ocupação por mulheres nesses cargos. Por esta razão, exalto a frase de Vanessa Lobato, VP de RH do Santander, que fala sobre as mulheres na liderança: “Eu sempre falo que é uma jornada. Acho que a gente está caminhando, mas a jornada é longa. A gente está longe de dizer que temos equilíbrio e igualdade entre homens e mulheres na liderança”. Essa frase demonstra claramente a desvalorização da competência feminina no mercado de trabalho. A mulher tem um tipo de liderança diferente do homem, mais sensível e empática, e é totalmente capaz de liderar uma empresa. Seu gênero não a impede disto.
Karina S. Marques - Guarujá


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Decreto estadual 


Em benefício da comunidade, inclusive dos que trabalham no comércio local, esperamos que a Prefeitura Municipal de Santos atenda ao decreto estadual que reduz o horário de funcionamento e fecha estabelecimentos a partir das 20 horas, para evitar novos contágios e mortes. No período noturno, ocorrem mais abusos. Impossível colocar um guarda municipal em cada esquina para multar os infratores. Esperamos também que os bloqueios sanitários sejam mantidos em todos os finais de semana. E manifestamos nosso total apoio ao pedido da comunidade, conforme carta do advogado Uriel Villas Boas publicada nesta coluna, sobre aumento do contingente da PM em Santos durante o ano todo e não apenas no Projeto Verão.
Grupo de Proteção da Família e da Cidadania - Santos


Cachorros na praia


Mais cedo ou mais tarde, seremos surpreendidos por um acidente nas areias das praias de Santos envolvendo cachorros de porte médio ou grande atacando pessoas, principalmente crianças. Frequentemente, vemos esses animais passeando na areia da praia, e até tomando banho no mar, guiado pelos seus proprietários. Focinheira nesses animais nem pensar. Muitos desses cães correm até as pessoas, com intuito de brincar, mas nunca se sabe. Alguns até fazem suas necessidades junto ao mar, como assistimos no último domingo. Já chegamos a ver um proprietário escovando os seus dois cachorros de grande porte dentro do mar, junto ao Canal 6. Até quando a Prefeitura e os órgãos sanitários vão ser coniventes com essa postura? Vão esperar acontecer esse possível acidente para depois tomarem providências?
Carlos Sulzer - Santos


Repercussão


O Judiciário tem papel fundamental para manter a democracia. Mas sua interferência em outro Poder, o Legislativo, por certo, cria um clima politiqueiro. A reeleição ou não dos presidentes do Senado e da Câmara está especificada na Constituição. Logo, a manifestação do STF terá muita repercussão e críticas.
Uriel Villas Boas - Santos


Polêmica


A atitude do governador de São Paulo peitando o ministro da saúde levou outros governadores do País se movimentarem para exigir do governo federal sérias providências quanto a vacinação dos brasileiros. Nada disso teria acontecido se aquele protocolo assinado pelo ministro da Saúde com o governo de São Paulo, para a aquisição da vacina Coronavac, fosse cancelado, por ordem do nosso presidente, o que acabou sendo politizado. Demonstra que o Ministério ainda não se deu conta que para aplicar a vacina são necessários vários insumos não comprados. Mostra que nós estamos despreparados para a guerra contra esse vírus.
Fernando Martins Braga - Santos


Controvérsia


Nas discussões ocorridas no Supremo Tribunal Federal sobre a reeleição dos presidentes do Congresso e sobre prisão em segunda instância, o resultado deveria ser o mesmo 11 votos a favor e nenhum contrário. E deveriam vir acompanhadas do aviso de que o texto constitucional não deixa dúvidas: " é vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente" e "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". A clareza do texto mostra que a controvérsia, na verdade, é outra.
Édison José de Aguiar - Cubatão


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter