Tribuna do Leitor - 07 de setembro de 2020

Na edição desta segunda-feira (7), participações de Evandro Duarte, Marcelo de Mattos, Antonio Carlos de Mouro, João Horácio Caramez, Jose Francisco Martins Soares e Wagner Fernandes Guardia

Desejo velado

Não sei quem é o estrategista da campanha do candidato do PSDB em Santos, mas tenho certeza de que está promovendo as candidaturas das esquerdas. Retiraram-se candidatos em potencial (Kenny, Rosana) e agora, com o apoio espúrio do PP, alijaram Audrey, embora bem avaliada e com intenção de disputar. Arco de alianças funciona quando o candidato é conhecido e tem trabalho. E mais: voto não se transfere. Não adianta a atual administração "ungir" um candidato sem combinar com a população. Assim, estará em aberta campanha em prol dos candidatos adversários, mais especificamente do MDB e das esquerdas. Será que é o desejo velado do alcaide?

Evandro Duarte - Santos


Herança da desigualdade

A naturalização da desigualdade social, discriminando seres humanos por categorias, conforme a posição econômica, é uma herança da escravidão. Estudos dão essa dimensão do processo histórico e político do racismo estrutural no Brasil, agora acentuado pela pandemia: 54,8% dos negros morreram nos hospitais vítimas da covid-19, contra 37,9 de brancos. No Brasil, morrem seis vezes mais pessoas nas favelas do que nos bairros economicamente privilegiados. A desigualdade socioeconômica e racial aumenta o risco de morte da população negra, menos escolarizada e com renda mais baixa. O impacto sobre a população negra decorre dos piores índices sociais e de saúde apresentados. Na cidade de São Paulo, o risco de morte entre negros com menos de 60 anos é o dobro de brancos na mesma faixa etária.

Marcelo de Mattos - Santos


Corrupção enraizada

Afinal, uma luz no fim do túnel, pela decisão do Conselho Nacional de Justiça, em afastar do cargo aquele desembargador dissimulado de nome Eduardo Siqueira, também conhecido por Siqueirinha. Embora eu ache que manter o salário dele no mesmo patamar acaba sendo uma vitória. O engraçado, para não dizer trágico, foi o argumento do advogado de defesa, ao dizer que essa pessoa nunca foi acusada de favorecimento e corrupção. Isso comprova que a corrupção está mesmo enraizada na cultura brasileira. A honestidade tem de ser natural a todo cidadão e não mencionada como algo positivo, diferenciado. Ser honesto é obrigação de todos. 

Antonio Carlos de Mouro - Santos


Piada pronta

Eu até faria uma piada sobre os políticos, mas eles roubaram a graça. Nada pessoal.

João Horácio Caramez - Santos


Mercado Municipal

Os mercados municipais em todas as cidades possuem DNA, história antiga e recente das cidades, com suas características urbanas, hábitos e costumes. Temos uma relíquia valiosíssima, o nosso Mercado Municipal que, com a chegada do VLT, deverá ser ponto obrigatório de todos os turistas e santistas, para reviver momentos deliciosos e apreciar o que de mais natural existe na cidade do maior porto da América Latina. Empreendedores, atenção a esta dica.

Jose Francisco Martins Soares - Santos


Retomada

Quando falamos em comércio exterior, por que ainda está difícil a retomada e, consequentemente, a geração de empregos? O mercado interno não voltou a crescer como deveria. Isso está demonstrado nos índices de importação. Quando analisamos os primeiros sete meses do ano, a queda foi de 10,5% e, quando comparamos o período de abril a julho deste ano com 2019, a queda foi de 21%. Não basta o resto do mundo comprar para garantir um crescimento sustentável da economia brasileira de forma geral. É preciso que o mercado interno seja aquecido. Alguns sinais positivos apareceram recentemente, como o crescimento da atividade industrial. Mas ainda são sinais pontuais e que não representam uma retomada consistente, como o que acontece com o setor do agronegócio. E, diante da crise que vivemos, é necessário um plano de retomada econômica e de investimento, para que o mercado seja revigorado e cresça. Apenas injetar dinheiro, com auxílios emergenciais e benefícios sociais, não é suficiente.

Wagner Fernandes Guardia - São Vicente

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.