EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Tenente Coimbra

Matheus Coimbra Martins de Aguiar é 1º Tenente do Exército Brasileiro. É formado em Administração de Empresas. Também possui formação em Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Liberal (PSL), com 24.109 votos, nas eleições de 2018

Trabalhamos para mudar a vida das nossas crianças e adolescentes

Criação de uma Vila Criativa nos Andradas, em Santos, vai oferecer qualificação profissional, atividades culturais, esportivas e de convívio social para jovens da região

Entrei para a política movido pela determinação de transformar a realidade das pessoas e de oferecer mais qualidade de vida à população de São Paulo. Essa missão inclui atuar como um fiscal do cumprimento dos direitos básicos à saúde, educação e segurança. E, mais que isso, nosso objetivo é buscar soluções e propor projetos de lei que viabilizem esse cumprimento.

E uma das grandes preocupações como parlamentar é garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à educação, cultura, esporte, lazer e cursos profissionalizantes. Principalmente no caso dos jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social, que concentram os menores índices de desenvolvimento humano, e vivem à margem dessas garantias básicas.

É preciso que eles, além de terem um ensino de qualidade, ocupem o tempo com atividades enriquecedoras, como cultura e esporte, e que tenham acesso a cursos que possam prepara-los para o mercado de trabalho. Se quisermos um futuro melhor para a nossa sociedade, precisamos dar a todas as crianças e adolescentes acesso aos direitos mais básicos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Por isso, não pensamos duas vezes para viabilizar, em Santos, a criação de uma Vila Criativa no BNH, no bairro Aparecida, uma área carente de programas voltados a esse público. Mais que o apelo emocional, já que passei boa parte da infância na região, foi a necessidade de mudar as vidas desses jovens que me levou a buscar a verba para viabilizar o projeto.

E depois de muito trabalho, conseguimos uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para que centenas de crianças e adolescentes tenham acesso a cultura, lazer, esporte e a programas de profissionalização. Segundo o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, essa é a maior verba destinada pelo estado ao município por meio de emenda parlamentar. Graças a essa emenda, o projeto sairá do papel.

Na semana passada, assinamos o convênio para a construção da Vila Criativa dos Andradas, que funcionará, a partir do ano que vem, em um galpão de 863 m² que fica em uma área localizada na Unidade Municipal de Ensino (UME) Andradas, na Rua Almirante Ernesto de Melo Júnior, 150.

As Vilas Criativas são centros culturais que oferecem qualificação profissional, atividades culturais, esportivas e de convívio social. Elas utilizam do conceito de economia criativa, aquela que se baseia nas atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento e criatividade das pessoas, gerando valor econômico a partir do trabalho e renda.

A escolha das aulas e cursos que serão oferecidos no local será feita pela comunidade, levando em consideração suas necessidades. E é importante ouvir as suas demandas, para oferecer um atendimento adequado, que faça a diferença na vida daquela população. Esses programas, é bom lembrar, oferecem cursos profissionalizantes também para adultos, contribuindo para movimentar a economia e para gerar renda para as famílias.

Investir em educação é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. E é por isso que trabalharemos incessantemente para garantir que as crianças e adolescentes tenham acesso aos seus direitos garantidos pela Constituição.

Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.