São Vicente está perto de ter primeira escola cívico-militar da Baixada

Ministro da Educação se mostrou engajado para que aconteça a efetivação da escola

Por: Tenente Coimbra  -  18/08/20  -  11:08
Tenente Coimbra (direita) esteve com o ministro da Educação, Milton Ribeiro (esquerda)
Tenente Coimbra (direita) esteve com o ministro da Educação, Milton Ribeiro (esquerda)   Foto: Assessoria de Imprensa/Tenente Coimbra

Na semana passada, demos um grande passo para a implantação de outra escola cívico-militar no Estado de São Paulo, desta vez, na Baixada Santista. Na quarta-feira (12), estive em Brasília com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e tratamos sobre a possibilidade de uma unidade educacional deste modelo na cidade de São Vicente, que comece a funcionar já no ano de 2021. 


O ministro se mostrou engajado para que aconteça a efetivação da escola e, em visita à cidade na última quinta-feira (13), confirmou à imprensa local o interesse em implementar uma unidade no município em breve.


O apoio do atual ministro é mais um passo de uma luta em que estamos trabalhando desde o ano passado. Logo no início do meu mandato, criei a Frente Parlamentar pela Criação de Escolas Cívico-Militares no Estado de São Paulo, na Assembleia Legislativa (Alesp) e, desde então, estamos nos reunindo e debatendo o tema com as prefeituras interessadas, com o Ministério da Educação e com o subsecretário de Fomento às Escolas Cívico-Militares, o Coronel Aroldo Cursino, para que possamos espalhar o modelo por todo o estado.


A escola cívico-militar oferece educação de qualidade a jovens e crianças do ensino público e conta com militares da reserva atuando na administração e no sistema de disciplina, oferecendo um ambiente mais propício ao aprendizado e mais harmonioso entre alunos e professores.


Ainda em 2019, conseguimos com que Campinas fosse contemplada para receber uma escola do modelo, mas após a escolha do local e de diversas audiências públicas com as autoridades e com a comunidade escolar, a cidade acabou sendo descartada por causa de uma ação jurídica de um vereador do PCdoB.


Contudo, não desistimos e logo Sorocaba foi anunciada como a nova cidade que receberá o programa. Já estivemos reunidos com a prefeita Jaqueline Coutinho, que se demonstrou muito interessada, e o processo segue agora para a escolha da escola que será convertida para o modelo cívico-militar, seguindo as recomendações do MEC.


Mesmo após a confirmação de Sorocaba, continuamos trabalhando na coleta de abaixo-assinados - com milhares de assinaturas de cidadãos interessados em trazer o modelo para a sua cidade – e nos reunindo com os ministros para que, então, pudéssemos apontar São Vicente como o próximo município a ser contemplado pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.


Fica agora a expectativa para o próximo anúncio do MEC quanto às novas cidades que atenderão aos critérios técnicos e poderão receber o programa. Em minhas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), publicarei todas as atualizações desde a provável confirmação de São Vicente até o anúncio de outros locais que poderão ser contemplados.


Seguiremos firmes e fortes para que mais unidades de escolas cívico-militares sejam espalhadas por todo o território paulista e, cada vez mais, jovens e crianças possam ter um ensino público de qualidade e com disciplina.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter