Tenente Coimbra

Matheus Coimbra Martins de Aguiar é 1º Tenente do Exército Brasileiro. É formado em Administração de Empresas. Também possui formação em Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Liberal (PSL), com 24.109 votos, nas eleições de 2018

Policiais militares, heróis anônimos do dia a dia da sociedade

No dia a dia, a atuação da Polícia Militar na sociedade vai além de suas atribuições legais

Milhares de homens e mulheres deixam suas famílias em casa todos os dias e vão para as ruas enfrentar bandidos, arriscar suas vidas para proteger pessoas que nem conhecem. Com baixos salários e, muitas vezes, falta de equipamentos, encaram a valorosa missão de proteger e servir. Mas, no dia a dia, a atuação da Polícia Militar na sociedade vai além de suas atribuições legais.

Além de coibir crimes, preservar a ordem pública e fazer com que os cidadãos cumpram as leis para aumentar a sensação de segurança da população, os policiais militares lidam com diversas situações e estão sempre preparados para ajudar no que for preciso. Exercem papel de mediadores de conflitos, auxiliam em partos e atuam até mesmo como assistentes sociais em muitos casos.  

O salvamento de um bebê recém-nascido em 1998, em Peruíbe, mostra que nossos policiais estão sempre dispostos a enfrentar qualquer desafio para salvar um desconhecido. Neste dia, o Cabo Oliveira encontrou uma menina enrolada em uma folha de jornal sobre a areia fria da praia e rapidamente a levou até o hospital para que recebesse o atendimento necessário. Ela foi adotada pela médica que a atendeu e agora, com 22 anos, reencontrou o PM em um piquenique promovido pela mãe, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Esses profissionais da segurança pública cumprem um importante papel social. Veja o exemplo dos policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Goiás, que aceitaram o convite de crianças do bairro Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, para participarem de uma partida de futebol. Isso mostra mais uma vez como a Polícia Militar está presente em todos os lugares ao lado do povo, seja na periferia ou no centro das cidades. 

Aqui em Guarujá, tivemos um caso noticiado pela imprensa local de policiais que fizeram uma aparição surpresa na festa de aniversário de 5 anos do pequeno Isaac. O menino, que é fã da PM, recebeu a visita bem na hora do parabéns e vibrou de felicidade. O caso aconteceu em fevereiro de 2019, no distrito de Vicente de Carvalho. 

Os PMs são o espelho e exemplo de muitas crianças que querem combater a criminalidade e defender a população. Tenho certeza de que a atitude desses policiais de Goiás e do Guarujá sempre será lembrada por esses meninos. Alguém duvida que essa ação ajudará para que essas crianças se tornem, no futuro, cidadãos de bem?

Esses são alguns dos bons exemplos entre milhares que acontecem diariamente na corporação. Precisamos valorizar os bons policiais, que são esmagadora maioria, e reconhecer o papel fundamental que eles desempenham na proteção de todos. São eles que estão a postos, 24 horas por dia, todos os dias, para atender à população em momentos difíceis. Encaram criminosos fortemente armados, tiroteios e todo tipo de perigo, arriscando-se para defender pessoas que sequer conhecem. São heróis sem superpoderes e sem capas. E, por isso, merecem nosso respeito e reconhecimento.

Deixo aqui minha gratidão a esses heróis e reafirmo o meu compromisso como deputado estadual de sempre buscar melhorias para a instituição.

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.