Parabéns e obrigado aos nossos agentes de segurança

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, nossa região computou, no ano passado, quedas nos índices de homicídio, tentativas de homicídio, latrocínio e furtos de veículos

Por: Tenente Coimbra  -  28/01/20  -  08:00
Aumento de equipes nas ruas e ações estratégicas reduzem roubos
Aumento de equipes nas ruas e ações estratégicas reduzem roubos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A criminalidade na Baixada Santista retrocedeu aos mesmos níveis registrados em 2002. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), nossa região computou, no ano passado, quedas nos índices de homicídio, tentativas de homicídio, latrocínio e furtos de veículos. É um dado importante e que deve ser celebrado pelos moradores.


A redução pode refletir na chamada sensação de segurança, aquilo que faz o cidadão se sentir seguro ao viver em um determinado local. E nós sabemos a importância de se sentir protegido para realizar as tarefas mais básicas do nosso cotidiano, como ir à escola, ao trabalho, andar de ônibus ou andar nas ruas da sua cidade durante a noite.


Para muitos moradores do Estado de São Paulo, o medo é uma companhia constante, em todos os momentos. E a maior arma de que governantes dispõem para isso são as forças de segurança pública.


Sem o trabalho de policiais militares, civis, técnico-científicos ou guardas municipais, além dos militares das Forças Armadas e dos policiais federais, não há segurança possível. E somente graças a eles que podemos comemorar essa redução na criminalidade. Esses homens e mulheres deixam suas famílias em casa para ir trabalhar todos os dias e arriscam as suas vidas para defender a de milhares de desconhecidos.


Eles não recebem salários vultosos, muito pelo contrário, e têm que trabalhar, em muitos casos, com escassez de recursos e sob uma pressão indescritível. Também não recebem a valorização que deveriam. Alguns chegam a tirar dinheiro do próprio bolso para pagar por materiais e serviços necessários ao desempenho de suas funções. Mesmo assim, estão sempre a postos para enfrentar bandidos e manter as ruas seguras.


Em entrevista à imprensa, o coronel Rogerio Pedro Silva, comandante regional da Polícia Militar, informou que os índices de crimes envolvendo violência estão em queda na região desde 2017. Sabemos que essa redução é resultado de um trabalho intenso, que vem sendo desenvolvido há anos e que envolve fatores como investimento em inteligência, equipamentos e contratação de novos profissionais, por exemplo.


Mas a presença dos nossos heróis da segurança pública nas ruas é o principal fator que vem inibindo criminosos. A mudança no Governo Federal e a política de endurecer o combate ao crime vêm surtindo efeito, e sabemos que, em 2020, esses índices serão ainda menores. Os criminosos estão, enfim, começando a perceber que agora não terão mais tolerância para agir.


A todos os profissionais que atuam na segurança pública, fica o meu agradecimento e compromisso de lutar para que vocês tenham o reconhecimento necessário e as melhores condições de trabalho possíveis!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter