O VLT e o descaso com a população vicentina

Doria chegou a realizar uma reunião com parlamentares da região (os de seu agrado) para tratar sobre o assunto, mas eu não tive a oportunidade de me posicionar, pois não fui convidado

Por: Tenente Coimbra  -  29/09/20  -  09:06
Questões de mobilidade metropolitana serão discutidas
Questões de mobilidade metropolitana serão discutidas   Foto: Sílvio Luiz/Arquivo/AT

O governador João Doria esteve semana passada na Baixada Santista para autorizar o início das obras da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que fará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e o Terminal Valongo, ambos em Santos.


Sabemos da relevância desta etapa, porém, por um erro de planejamento e por não escutar aos apelos dos moradores locais, Doria perdeu a oportunidade de adiantar a fase três, que é muito mais importante e urgente para a região, pois ligaria a área continental de São Vicente à área insular, se iniciando no Terminal Samaritá e indo até a Ponte dos Barreiros. Trata-se de uma localidade em que a população carece de opções de acesso aos municípios vizinhos.


Para se ter uma ideia, a fase três faria uma ligação que iria, praticamente, da Praia Grande até Santos, favorecendo muito mais a mobilidade urbana de toda a nossa região. Mais uma vez, o governador demonstra pouco conhecimento sobre as necessidades da população da Baixada Santista.


Doria chegou a realizar uma reunião com parlamentares da região (os de seu agrado) para tratar sobre o assunto, mas eu não tive a oportunidade de me posicionar, pois não fui convidado, em uma demonstração de que ele se preocupa mais em fazer política do que ser realmente efetivo ao atender o povo.


A primeira fase do VLT já demorou mais de quatro anos para ser implantada (foi entregue em janeiro de 2017) e somente agora, após mais de três anos e meio, é que ele autorizou o início da segunda fase. Caso continue neste mesmo ritmo, a terceira etapa não sairá no mandato atual do governador e os moradores e trabalhadores que precisam desta obra continuarão esperando por tempo indeterminado.


Desde quando assumiu, e suspendeu mais de R$ 60 milhões que deveriam ser investidos em obras de infraestrutura urbana na Baixada, o governador demonstrava que não daria a devida atenção à região. Além disso, ainda tivemos a Ponte dos Barreiros que, após ficar interditada por sete meses por risco de desabamento, só foi reaberta graças à destinação de R$ 57,3 milhões do Governo Federal em obras de recuperação de sua infraestrutura. A ação inclusive rendeu o título de Cidadão Vicentino ao presidente Jair Bolsonaro.


Reforçamos que a segunda fase do VLT tem sim a sua importância, mas, comparada aos benefícios que a terceira traria, deixa muito a desejar. A Baixada precisa de mais atenção e, mais do que isso, que o governador escute os cidadãos para entender melhor como e onde investir.


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