EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Rosana Valle

É deputada federal (PSB/SP), jornalista e escritora. Foi repórter da TV Tribuna por 25 anos e por 18 apresentadora e editora do programa Rota do Sol. Já fez reportagens em mais de 30 países e é autora de dois livros sobre o turismo regional e internacional. Rosana iniciou seu mandato em 2019 e é membro titular das Comissões de Viação e Transportes e Direito das Mulheres

Praia Grande: uma cidade em constante evolução!

Segundo o Ministério do Turismo, é a 4ª cidade do Brasil, que mais recebe turistas na temporada de verão. Praia Grande também é um dos municípios que mais cresce no País

Corria o ano de 1967, quando Praia Grande conquistou a sua emancipação político-administrativa. 

Antes, a área do município fazia parte de São Vicente. Mesmo com a emancipação, Praia Grande enfrentou dificuldades para crescer e progredir.

Para quem vinha da Baixada Santista e da capital São Paulo, a Via Anchieta e a Ponte Pênsil, eram os únicos acessos possíveis para se chegar até Praia Grande.

A cidade continuava a ser um balneário tranquilo, mas isolado e com poucas perspectivas de crescimento. A virada veio com a construção da Ponte do Mar Pequeno, em 1981.

Além de desafogar a antiga Ponte Pênsil, o acesso do Mar Pequeno aproximou Praia Grande da capital. Isso trouxe um grande crescimento imobiliário, que revolucionou a economia e fomentou o crescimento da cidade.

 A rapidez desse crescimento ocasionou problemas urbanos para a cidade. 

Na década de 90, já como uma repórter iniciante, eu testemunhei mudanças urbanas que trouxeram para Praia Grande uma nova era de progresso e desenvolvimento.

Remodelação do sistema de transportes, pavimentação de ruas , expansão da rede coletora de esgotos, urbanização da orla, foram alguns dos fatores que  transformaram Praia Grande, num grande destino turístico.

Aí, temos que fazer justiça ao trabalho do atual  prefeito Alberto Mourão, que 1993 para cá, ocupou a prefeitura por cinco mandatos. Com mais de 320 mil habitantes, a estância balneária de Praia Grande, é hoje a terceira cidade mais populosa da Baixada Santista. 

Segundo o Ministério do Turismo, é 4ª cidade do Brasil, que mais recebe turistas na temporada de verão. Praia Grande também é um dos municípios que mais cresce no País.

Agora como deputada federal, estou atenta e  acompanhando de perto as necessidades de Praia Grande. 

Em 2020 , vou destinar verbas parlamentares para auxiliar a cidade, principalmente na área da saúde.  
Em Brasília, também acompanho de perto a tramitação do projeto do Complexo Empresarial Andaraguá, um aeroporto de cargas e condomínio empresarial, que em breve vai revolucionar a economia de Praia Grande e da região.  

Quero dar os meus parabéns a esta cidade tão pujante! Que a comemoração dos 53 anos de Praia Grande, seja plena de realizações. A cidade e a população merecem!

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.