Os mecânicos de aviões de Guarujá!

Curso de Mecânica de Aviões e Manutenção de Aeronaves teve as aulas suspensas pela Anac em março deste ano

Por: Rosana Valle  -  01/09/19  -  11:35
Um lote de 85 mil metros quadrados passou de uso restrito militar para de exploração comercial
Um lote de 85 mil metros quadrados passou de uso restrito militar para de exploração comercial   Foto: Alberto Marques/Arquivo/AT

O Curso de Mecânica de Aviões e Manutenção de Aeronaves, criado pela Aeronáutica em 1975, na Base Aérea de Guarujá, sempre foi considerado um dos melhores do Brasil.


Com 44 anos de existência, o curso atualmente é gerenciado pela Etec Alberto Santos Dumont, mantida pelo Governo do Estado. Em março desse ano, as aulas foram suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).


Segundo a Anac, a escola não estava conseguindo se adequar a mudanças curriculares propostas pela Agência, e por isso, teve as aulas paralisadas.


Para resolver esse assunto, fui até a sede da Agência de Aviação Civil, em Brasília, onde conversei com o chefe da Gerência Técnica e de Formação da Anac, João Paulo Hirae.


Discutimos a reativação do curso, de forma que os mais de 100 alunos não sejam prejudicados depois de anos de dedicação ao estudo. Além disso, existem os jovens que concluíram o curso e não conseguiram o certificado.


A Anac explicou que a Etec Alberto Santos Dumont precisa apresentar um plano de aproveitamento de matérias. Dessa forma, os alunos que estão concluindo o curso poderiam fazer apenas as novas disciplinas inseridas na grade curricular a ser atualizada. Ou então, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acertado entre as partes.


No próximo dia 16, irei me reunir com o diretor da Etec de Guarujá, Reginaldo Ribeiro. Depois vamos programar uma videoconferência entre os gestores da Etec e os representantes da Anac.


Vamos discutir conjuntamente os problemas e encaminhar os procedimentos técnicos para a regularização e o reinício do curso de manutenção de aeronaves.


Na nossa região temos o aeroporto de Itanhaém, e em breve teremos também o de Guarujá, além do Complexo de Andaraguá, em Praia Grande, que será um gigantesco aeroporto de cargas.


A procura por mecânicos de aviões será grande, por isso não podemos permitir que o curso na Etec de Guarujá seja definitivamente extinto.


A manutenção das aulas é a possibilidade de novos empregos para os jovens da nossa região.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter