Rosana Valle

É deputada federal (PSB/SP), jornalista e escritora. Foi repórter da TV Tribuna por 25 anos e por 18 apresentadora e editora do programa Rota do Sol. Já fez reportagens em mais de 30 países e é autora de dois livros sobre o turismo regional e internacional. Rosana iniciou seu mandato em 2019 e é membro titular das Comissões de Viação e Transportes e Direito das Mulheres

Na entrada de Santos não vou mais parar

Nada como o período de carnaval, com o intenso movimento de veículos em direção ao litoral, para nos lembrarmos do até então insolúvel problema dos congestionamentos na entrada de Santos

Nada como o período de carnaval, com o intenso movimento de veículos em direção ao litoral, para nos lembrarmos do até então insolúvel problema dos congestionamentos na entrada de Santos. Não bastava ver a estátua do peixe para significar que estávamos chegando. Quantas vezes não ficamos por muito tempo vendo a silhueta da estátua sem nunca chegar.

Este sofrimento não se restringia aos períodos de temporada. Muitas vezes, após enfrentar comboio, ainda tínhamos que passar por longas esperas na afunilada entrada de Santos, pressionada, de um lado, pela malha ferroviária do Porto, e do outro, pelas encostas dos morros.

Temos que parabenizar a persistência do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que soube costurar uma parceria município, estado e União, que resultou nas obras que vemos hoje em pleno andamento. E cujos resultados completos ainda aguardamos ansiosamente. 

Quando o prefeito me falou do problema de drenagem na entrada de Santos, causado pela necessidade de obras na Bacia do Rio Lenheiros, no trecho dos trilhos da MRS Logística, tratei de marcar audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para obter uma solução junto à concessionária deste trecho ferroviário.

Imaginem a minha satisfação quando recebi, no começo da noite de segunda-feira (17), um vídeo gravado pelo ministro me informando que estão garantidas, na prorrogação antecipada do contrato de concessão da MRS Logística, as obras de drenagem na entrada de Santos, beneficiando o escoamento do Rio Lenheiros e resolvendo o problema dos alagamentos no local.

O investimento em drenagem, de mais de R$ 20 milhões, que pedi em diversas audiências, se integrará ao projeto da Nova Entrada de Santos. Agradeço ao ministro pelo atendimento da reivindicação e pelo retorno tão gentil, o que comprova sua habilidade e competência.

Esta obra é que podemos chamar de resultado da boa política. Pelo entendimento de pessoas comprometidas que enfrentaram um problema histórico, que castigava moradores e visitantes. 

São fatos que nos estimulam a continuar lutando e a acreditar que nem tudo esta perdido, como muitos nos querem fazer crer. 

Dá vontade de usar de uma licença poética e fazer uma pequena e bem humorada alteração no refrão da famosa canção do rei Roberto Carlos: “As curvas se acabam e na entrada de Santos não vou mais parar...”.

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.