EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

24 de Agosto de 2019

Rosana Valle

É deputada federal (PSB/SP), jornalista e escritora. Foi repórter da TV Tribuna por 25 anos e por 18 apresentadora e editora do programa Rota do Sol. Já fez reportagens em mais de 30 países e é autora de dois livros sobre o turismo regional e internacional. Rosana iniciou seu mandato em 2019 e é membro titular das Comissões de Viação e Transportes e Direito das Mulheres

Menina Valente!

Estudante de Itanhaém esteve entre os 72 universitários de todo o Brasil selecionados para participar do Estágio Visita de Curta Duração, do Congresso Nacional

Mayara tem 18 anos e mora em Itanhaém, no litoral sul de São Paulo.

Com cabelos ruivos e cacheados, ela me lembra a princesa Mérida, do filme de animação “Valente’’, que tempos atrás assisti com meus filhos.

As duas tem em comum a determinação! De família de poucos recursos, Mayara sempre estudou em escolas públicas. O objetivo dela é se tornar uma advogada!

Para isso, se inscreveu e passou pelo processo de seleção do Prouni, o Programa Universidade Para Todos do Governo Federal. Ganhou uma bolsa de 100%, numa universidade privada.

Hoje, Mayara cursa o primeiro semestre do curso de Direito, na Universidade Católica de Santos.

Acorda todo dia às 4h30 da manhã, embarca no fretado, e vai para a faculdade. Uma viagem de mais de 120 quilômetros por dia.

A perseverança da Mayara já traz resultados: ela estava entre os 72 universitários de todo o Brasil selecionados para participar do Estágio Visita de Curta Duração, do Congresso Nacional.

Esse programa foi criado pela Câmara dos Deputados para que jovens de todas as regiões do país possam conhecer o funcionamento do Congresso  e os princípios da Democracia.

Como deputada federal, tive a oportunidade de indicar um representante da nossa região. 

Divulguei o estágio, e para escolher o meu indicado, realizei um concurso de redação. A Mayara foi a primeira colocada.

A redação dela chamou atenção pela clareza das ideias e a objetividade com que desenvolveu o tema: “Como o estágio visita pode auxiliar a minha vida profissional?’’    

Mayara passou a última semana fazendo o estágio em Brasília.

Falamos pela primeira vez, durante a conversa que tive com os jovens universitários.

Nesse encontro com os estudantes, comentei o fato de que ainda estou impactada com esse nosso sistema político.

O sistema da polarização, das discussões inócuas, dos parlamentares que não querem mudar um milímetro das suas posições.

Falei para os jovens sobre a interminável discussão entre a extrema esquerda e a extrema direita, que não deixa o país avançar.

Expliquei que considero este sistema falido. Um sistema onde tudo é feito para não funcionar: são muitos os deputados, as sessões são intermináveis, se deviam das pautas, e geralmente terminam em bate boca entre as turmas de Lula Livre e Bolsonaro.

Por outro lado, procurei mostrar aos jovens que não tem outro jeito.

Eles precisam se envolver cada vez mais cedo nas questões nacionais.

Sem sangue novo, sem novas ideias, os políticos ruins se perpetuam no poder.

Eu acredito na força da juventude. Acredito na Mayara, a menina valente, e nos milhões de jovens bem intencionados, que serão os próximos vereadores, deputados e governadores do nosso país.

Eu sei que estou aqui abrindo caminhos para as novas gerações!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.