Valverde, Dembelé e Malcom: os dilemas do Barcelona

Trio não tem lugar garantido no time catalão; apesar das especulações, clube nega saída de técnico

Por: Bruno Gutierrez  -  28/05/19  -  19:40
Treinador catalão não vê como obrigação a conquista da Liga dos Campeões
Treinador catalão não vê como obrigação a conquista da Liga dos Campeões   Foto: AFP Miguel Medina / Getty Image

Após a eliminação na Liga dos Campeões e a derrota na final da Copa do Rei, o Barcelona deverá ter mudanças para a próxima temporada. E um trio não tem vaga garantida no clube catalão: o técnico Ernesto Valverde, o francês Ousmane Dembelé e o brasileiro Malcom.


O sentimento da mídia espanhola era que o treinador, atual bicampeão espanhol, poderia ser demitido a qualquer momento nesta terça-feira (28). No entanto, a expectativa não se confirmou já que o presidente Josep Maria Bartomeu não tomou uma decisão. Entre os possíveis substitutos, a torcida tem se dividido entre Erik ten Hag, técnico do Ajax e Roberto Martínez, da seleção da Bélgica. Alías, o comandante do selecionado belga já adiantou que não se comprometerá com nada antes de falar com a federação do país e que "não se pode controlar as especulações".


Outros nomes como Ronald Koeman (seleção da Holanda), Massimiliano Allegri (ex-Juventus) e Unai Emery (Arsenal) estão cotados.


A direção barcelonista também estaria de olho em uma negociação de Dembelé por entender que o rendimento do jogador, que custa 120 milhões de euros, não tem sido satisfatório e não tem justificado o investimento. Pela mesma avaliação passa Malcom. O Barcelona pensa em vender o jogador para recuperar investimento ou emprestá-lo para outra equipe.


Outras de terça-feira


O Atletico de Madrid promete abrir os cofres nesta temporada. O clube, que anunciou o zagueiro Felipe (ex-Corinthians e Porto), está perto de trazer outro jogador dos Dragões. O mexicano Héctor Herrera, uma das peças centrais do vice-campeão português, já está na capital espanhola. A expectativa é que ele seja apresentado à torcida Cochonera em 5 de junho.


No Real Madrid, a bola da vez é o lateral-esquerdo Ferland Mendy, do Lyon. O clube francês pede 55 milhões de euros pelo atleta. Se chegar, ele deve brigar por posição com Marcelo e Reguillón. O brasileiro, no entanto, não vem tendo o apoio da arquibancada como antes. Em enquete realizada pelo jornal marca, Marcelo ficou em último lugar como o favorito para ser titular caso o francês seja mesmo contratado.


Outro que vive momento de indecisão no clube é Sergio Ramos. O lateral-direito Carvajal deu entrevista onde disse torcer para que o capitão e o presidente, Florentino Pérez, se acertem. O mandatário espanhol, inclusive, já disse que "é impossível que Ramos saia". Ele era sondado pelo futebol chinês. Alvo do Real, Hazard segue misteiroso, mas o meia do Chelsea garantiu não jogar por nenhum outro clube inglês.


Na França, André Villas-Boas foi mesmo anunciado como técnico do Olympique de Marselha. Já no PSG, Edinson Cavani teria rejeitado uma proposta do Manchester United. A busca pelo uruguaio, de 32 anos, poderia ser mais um indicativo da saída de Lukaku, alvo da Inter de Milão.


O jornal britânico Daily Mail cravou que Maurizio Sarri será mesmo técnico da Juventus. Hoje, no Chelsea, ele comanda os Blues, nesta quarta-feira (29), na final da Liga Europa, contra o Arsenal. O italiano receberia entre 6 e 7 milhões de euros por temporada na Vecchia Signora. Sarri deverá contar, aliás, com Paulo Dybala. A direção do clube voltou a negar a saída do atacante argetino.


O Napoli decidiu investir em Rodrigo, do Valência. O clube italiano teria feito uma proposta de 40 milhões de euros pelo brasileiro naturalizado espanhol, que foi recusada. Os espanhóis devem liberar o atacante se essas cifras passarem dos 50 milhões de euros.


Já o Milan iniciou a renovação para próxima temporada pelo corpo técnico. Leornado foi demitido como diretor esportivo, enquanto Gennaro Ivan Gattuso não é mais o técnico. Fim da passagem da dupla, que teve carreira vitoriosa com a camisa rossonera em campo. 


El Loco Bielsa renovou com o Leeds por mais uma temporada. Após levar o clube até o playoff da Championship, o argentino terá mais uma oportunidade para tentar fazer o tradicional clube retornar a Premier League, o que não acontece desde a temporada 2003/2004.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter