EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

21 de Agosto de 2019

Resenha Esportiva

Espaço mantido pelos jornalistas Heitor Ornelas, Régis Querino e Bruno Gutierrez. O trio traz informações e comentários sobre o Santos Futebol Clube e tudo mais que acontece no mundo do futebol.

Real Madrid prepara barca de R$ 1,3 bilhão

Em reestruturação após temporada desastrosa, Florentino Pérez precisa fazer caixa para não ferir o fair play financeiro da UEFA

O destaque do mercado europeu desta segunda-feira (27) é o Real Madrid. Após uma temporada decepcionante, Florentino Pérez e Zinedine Zidane preparam uma revolução dentro dos Galáticos. O clube precisa fazer caixa para não estourar o fair play financeiro imposto pela UEFA. Até por isso, prepara uma barca de jogadores negociáveis.

O jornal "Marca", da Espanha, listou 13 atletas que devem ser colocados à venda e que valem, juntos, até 302 milhões de euros, ou R$ 1,3 bilhão, segundo dados do site Transfermarkt. Quem puxa a fila é o galês Gareth Bale. O ponta viveu à sombra de Cristiano Ronaldo e, após a saída do português, não assumiu o protagonismo desejado. Apesar de ter gols marcantes pela equipe de Chamartín, como na final da Liga dos Campeões de 2018, contra o Liverpool, o jogador conviveu com lesões. Além disso, os problemas de relacionamento, como não ter se esforçado para aprender a língua local, também pesam contra.

Somente Bale deve render 70 milhões de euros. Mesmo valor, atualmente, de James Rodríguez. O colombiano, destaque da Copa de 2014, nunca se firmou em Madrid. Após o empréstimo e título alemão com o Bayern, deve ser negociado para fazer caixa. Completa o trio de valiosos da lista o meia Isco. Apesar de ter ganho espaço no time com Zidane, durante e a primeira passagem do francês, o jogador estaria insatisfeito por nunca ter sido visto como um titular dentro do clube. O valor dele é de 60 milhões de euros.

Um degrau abaixo estão Lucas Vázquez (25 milhões de euros) e Kovacic (emprestado ao Chelsea, 25 milhões de euros). Contratados como investimentos para o futuro, Dani Ceballos (20 milhões de euros), Theo Hernández (20 milhões de euros) e Mariano (20 milhões de euros) também estão no grupo de negociáveis.

Crias da base, Llorente (20 milhões de euros), Jesus Vallejo (10 milhões de euros), Raúl de Tomás (15 milhões de euros) e Borja Mayoral (5 milhões de euros) integram a lista do jornal, que é finalizada por Keylor Navas. O goleiro, titular nas principais conquistas recentes do clube, perdeu espaço com a chegada de Courtois. Além disso, o costarriquenho nunca contou com a confiança de Florentino Pérez, que por diversas vezes tentou a contratação de De Gea, titular da seleção espanhola.

Por outro lado, o Real Madrid terá novidades. A primeira é Rodrygo. A jovem revelação santista adiantou, neste domingo (26), que chegará ao clube após disputar o clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Outro brasileiro que deve se apresentar para a próxima temporada é Eder Militão. O zagueiro, hoje no Porto, irá para a Espanha após a disputa da Copa América. Pelo atleta do Peixe, foram 45 milhões de euros, enquanto o ex-são paulino chega por 50 milhões de euros.

Quem também deve chegar é Eden Hazard. A estrela belga e do Chelsea tem proposta no valor de 100 milhões de euros. Os ingleses pedem 140 milhões de euros. O sérvio Luka Jovic, do Eintracht Frankfurt, deve vir por 70 milhões de euros. Zidane ainda pediu a chegada do lateral-esquerdo Mendy, do Manchester City, que tem valor estimado em 40 milhões de euros. Por fim, o técnico francês ainda deve contratar um meia, com preço estimado entre 70 e 80 milhões de euros, mas o nome não foi revelado. A especulação é que o escolhido seja Pogba, do Manchester United.

Outras de segunda-feira

Paul Pogba não está na mira só do Real Madrid. A Juventus também tem interesse no francês. Para contar com o retorno, os italianos estariam dispostos a incluir Dybala e Alex Sandro na negociação. A mídia italiana coloca como quase certa a escolha de Maurizio Sarri como o próximo técnico do time de Turim. Na quarta-feira (29), o treinador comanda o Chelsea na final da Liga Europa, contra o Arsenal. Será um adeus?

Ainda na Itália, Antonio Conte já é tratado como o substituto de Luciano Spalletti na Inter de Milão, que conseguiu garantir uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Já o Milan, após a decepção em ficar, novamente, fora da principal competição continental de clubes da Europa, deve dispensar Leonardo. O brasileiro pode seguir para a França, atuar como presidente-delegado do PSG.

Outro brasileiro na mira do PSG é Felipe Luis, que não deve mesmo seguir no Atletico de Madrid. Ander Herrera (Manchester United), James Milner (Liverpool) e Allan (Napoli) são outros possíveis reforços da equipe de Neymar.

Ainda na França, o Lyon apresentou oficialmente Sylvinho e Juninho Pernambucano. O ex-auxiliar de Tite na seleção brasileira chega para ser o novo treinador. Enquanto o ex-meia, ídolo do clube, será o diretor esportivo. Já o português André Villas-Boas pode ser o técnico do Olympique de Marselha, que também deve manter Mario Balotelli por mais uma temporada.

Na Inglaterra, se Mendy pode deixar o Manchester City para ir para o Real Madrid, David Silva pode trocar os Citzens pelo futebol do Catar, palco da próxima Copa do Mundo, em 2022, em uma transação de 15 milhões de euros. Já Rafa Benítez, que disse que permaneceria no Newcastle, entrou na mira do espanhol Betis. O clube de Sevilha o colocou em uma lista de candidatos a vaga, que conta ainda com Laurent Blanc, Claude Puel, Rubi y Thierry Henry.

Se o Madrid quer negociar James Rodríguez, o Bayern não descarta ativar a cláusula de opção de compra do meia, hoje fixada em 42 milhões de euros. Por outro lado, Jérôme Boateng pode estar de saída. O presidente do clube bávaro, Uli Hoeness, teria o aconselhado a mudar de clube para que busque novas oportunidades.

Destaque no último Campeonato Português e campeão pelo Benfica, Joao Félix segue despertando interesses. Após o Bayern, o jornal "Diário da Manhã" noticia uma proposta do Atletico de Madrid de 80 milhões de euros pelo jogador. Hoje, a cláusula de contrato do atleta, que também interessa a Manchester United e Juventus, é de 120 milhões de euros. Os Colchoneros também especulam a vinda de Gerard Moreno, atacante do Villareal. Nelson Semedo (Barcelona) e Felipe (Porto) podem reforçar o sistema defensivo de Simeone.

Enquanto aguarda por Griezmann, o Barcelona vive uma indefinição no banco de reservas. Apesar de receber garantias que seguirá no clube, Ernesto Valverde ainda corre risco no comando técnico catalão. Erik Ten Hag (Ajax), Ronald Koeman (Holanda), Roberto Martínez (Bélgica) e Laurent Blanc são alguns dos possíveis substitutos.

Por fim, a grande novela do mercado parece que será o zagueiro De Ligt. Revelação do Ajax, o jogador tem feito elogios tanto ao Campeonato Inglês quanto ao Espanhol. Ele está na mira de clubes como Barcelona, Juventus, PSG e Manchester United. E, mesmo assim, a jovem promessa não descarta nem seguir atuando pelo clube do coração.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.