Paulistão tem tudo para ser um fiasco

Com os quatro grandes na Libertadores, Estadual tende a entediar os torcedores

Por: Heitor Ornelas  -  27/12/19  -  19:02
Caso não passe por um desmanche, o Santos larga na frente dos demaisi
Caso não passe por um desmanche, o Santos larga na frente dos demaisi   Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Campeonato Paulista de 2020, marcado para começar no dia 22 de janeiro, tem tudo para ser um fracasso. Com Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo na Libertadores, o nível do Estadual, que já é baixo, tende a ficar ainda pior.


Para animar, há um clássico logo na segunda rodada. No dia 26 de janeiro, o Palmeiras recebe o São Paulo no Allianz Parque. Um jogo como esse vale sempre pela rivalidade, mas, em termos práticos, não tem grande significado, por ser início de campeonato e por fazer parte da primeira fase, aquela que se arrasta até definir os classificados para as quartas de final.


Quem pode dar um pouco de graça ao Paulista é o Bragantino. Turbinado pelo dinheiro da Red Bull, o clube de Bragança Paulista vem de um título com sobras na Série B do Brasileiro e com a expectativa de ser destaque nacional em 2020. O clube tem buscado reforços milionários e cobiçado jogadores como Walce, do São Paulo, e Arthur, do Palmeiras. Se algum dos grandes não abrir o olho, vai ficar para trás.


Dos times tradicionais, quem talvez tenha motivos para levar o Paulista mais a sério é o tricampeão Corinthians. Alcançar o tetracampeonato seria um feito, ainda que o Estadual tenha perdido relevância. O principal foco do clube, porém, deve ser a Libertadores. Ainda mais pelo fato de o time ser o único dos paulistas a disputar a fase preliminar. Uma eliminação precoce cairia como uma bomba e abalaria o trabalho do técnico Tiago Nunes.


Entre os clubes mais tradicionais, o São Paulo é o que tem mais a ganhar com um eventual título paulista. Em crise, sem levantar um troféu desde 2012, o Tricolor poderia dar uma pequena alegria ao seu torcedor se faturasse uma taça que não vem desde 2005. E se pensar bem, investir no Estadual talvez seja o melhor caminho, uma vez que, pelo que jogou em 2019 e pela base que se mantém, ganhar a Libertadores é improvável.


Caso não passe por um desmanche nem sofra com atrasos de salário, o Santos larga na frente dos demais. Tem um time pronto e um trabalho consolidado. Se o técnico Jesualdo Ferreira for inteligente, ele vai mexer o mínimo possível na fórmula utilizada por Jorge Sampaoli.


O Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo ainda é uma incógnita. O elenco é forte o suficiente para ganhar o campeonato, mas o treinador ainda vai precisar remontar um time que fechou 2019 em baixa e que promete colocar o pé no freio nas contratações.


Como se vê, só mesmo os dramas e desencontros de cada time para dar graça a um campeonato que não tem mais razão de ser.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter