Corinthians deixa boa impressão na Florida Cup

Com Tiago Nunes, time demonstra querer esquecer a retranca de Fábio Carille

Por: Heitor Ornelas  -  20/01/20  -  22:06
Tiago Nunes adverte para os gols perdidos pelo Corinthians
Tiago Nunes adverte para os gols perdidos pelo Corinthians   Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Ainda é cedo para avaliações, afinal o Campeonato Paulista, primeira competição oficial do ano, só começa na quarta-feira (22). Entretanto, é possível afirmar que o Corinthians deixou boa impressão na Florida Cup, em que pese a derrota para o Atlético Nacional, de virada, por 2 a 1, que acabou entregando o título para o Palmeiras.


Tanto na partida contra os colombianos, como no duelo com o New York City, vencido pelos corintianos por 2 a 1, foi possível ver um time que tem a busca pelo gol como prioridade. Por mais óbvio que isso seja, com Fábio Carille não funcionava dessa maneira. Com o ex-treinador, mais importante era não ser vazado para, em seguida, tentar ganhar as partidas se possível.


Não se trata de jogar pedras em Carille. Afinal, com ele o Corinthians ganhou três vezes o Campeonato Paulista e uma o Brasileiro. Além disso, nos clássicos sob o comando do antigo técnico o retrospecto é amplamente favorável, e dificilmente alguém vai fazer igual. A questão é a necessária mudança de postura, uma vez que o segundo semestre de 2019 mostrou que não dava mais para viver da força da defesa e do acaso no ataque.


Tiago Nunes, que, a exemplo de Tite, adora expressões tão modernas quanto cafonas, como “último terço” do campo e “marcar o portador da bola”, aproveita o respaldo alcançado no Athletico-PR para impor suas ideias no Corinthians. E elas são promissoras mesmo. Se Luan mantiver o bom futebol apresentado nos Estados Unidos e, aos poucos, retomar as grandes atuações dos tempos de Grêmio, a missão de Nunes fica facilitada.


Luan, em tese, é o craque do time. Mas outros jogadores passam a impressão de que podem ser importantes. Ramiro era ótimo no Grêmio. No Corinthians, porém, ele foi uma decepção. Talvez, com a filosofia defensiva de Fábio Carille, não tenha havido sintonia. Agora, em uma equipe que busca jogar com rapidez e em direção ao gol, ele é mais um que pode se recuperar.


Ramiro pode fazer boa dupla com Victor Cantillo. Nos dois jogos disputados no Florida Cup, ele mostrou bom passe e visão de jogo apurada. Marca, mas chega na frente com facilidade. É capaz de jogar e fazer quem está perto dele jogar. Com ele, até Camacho, um jogador comum, rendeu mais do que o de costume.


A Florida Cup é passado, e a boa impressão precisa ser confirmada daqui por diante. A estreia no Campeonato Paulista na quinta-feira (23), contra o Botafogo, em casa, valendo três pontos, tende a ser um teste mais razoável para avaliação.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter