Campeonato Inglês começa com quatro favoritos e promessa de emoção

Liverpool, Manchester City, Manchester United e Chelsea despontam como potências no torneio que começa sábado (12)

Por: Bruno Rios  -  11/09/20  -  09:50
Quando foi paralisado, o Campeonato Inglês tinha o Liverpool na liderança disparada
Quando foi paralisado, o Campeonato Inglês tinha o Liverpool na liderança disparada   Foto: Divulgação/Liverpool FC

Com pelo menos quatro candidatos ao título, começa neste sábado (12) mais uma edição do Campeonato Inglês que tem tudo para ser emocionante, mesmo afetada pela pandemia do novo coronavírus. Atrações não faltam e Manchester City, Manchester United, Liverpool e Chelsea saem na frente. Além deles, Arsenal, Leeds United e Wolverhampton podem chamar atenção, tendo repertório de sobra para provar por que a Premier League se tornou o melhor torneio nacional de futebol.


'Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos'


Após campanhas históricas nas últimas três temporadas, City e Liverpool viram os rivais correrem no mercado e não devem ter vida fácil. Com isso, entendo ser quase impossível que o cenário do último campeonato se repita, quando o Liverpool abriu uma vantagem tão grande que foi campeão com sete rodadas de antecedência e virou um rolo compressor, chegando a ter uma campanha próxima da perfeição antes da pandemia, com 27 vitórias em 29 partidas.


Os Reds contam com um time pronto, experiente, vencedor e com plenas condições de sobreviver à maratona de jogos que vem por aí, em um calendário ainda mais apertado que o normal por conta da covid-19. Um atleta que pode surpreender positivamente no time é Minamino, atacante japonês bom de bola que deverá ter mais chances como titular, dando um refresco ao trio Salah, Mané e Firmino.


Já no Manchester City, a chave para o sucesso passa pelo aspecto psicológico. Após uma eliminação vexatória para o Lyon na Liga dos Campeões da Europa, até as férias foram regadas a frustrações, com a especulação sobre a chegada de Messi que não se confirmou. Se o técnico Pep Guardiola souber virar a chave do elenco, seguirá como forte candidato ao título. Afinal, há peças talentosas de sobra no time e a principal delas é o meia belga De Bruyne, que segue na melhor fase da carreira.


Contudo, a maior expectativa paira sobre a dupla que pode azucrinar a vida dos donos dos últimos três títulos da Premier League. O Chelsea foi o clube mais agressivo da Europa nas contratações e trouxe de uma só vez Timo Werner, Ziyech, Kai Havertz, Chilwell e Thiago Silva, elevando a qualidade do elenco a ponto de se tornar um candidato à taça. Por sua vez, o Manchester United embalou na segunda parte da temporada passada e subiu de patamar com a chegada do meia português Bruno Fernandes, que virou o maestro do meio campo.


Até quem não é candidato ao título gera expectativa. O Arsenal vem ganhando a cada dia a cara de seu treinador, Mikel Arteta, e ainda contratou o brasileiro Willian. Já o Wolverhampton busca consolidar um ótimo trabalho da legião portuguesa que tomou conta do clube. E diretamente da segunda divisão vem o Leeds United, treinado pelo argentino Marcelo Bielsa e que possui um jogo muito atraente, que faz valer a pena ficar sentado diante da TV.


Como um grande aperitivo do que vem por aí, a rodada inaugural deste sábado terá, às 13h30, o Leeds de Bielsa contra o Liverpool de Jurgen Klopp. Se o jogo entregar tudo o que promete, tem tudo para ser um ótimo indicativo do que vem por aí no Campeonato Inglês, cada vez melhor e mais necessário.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter