Acabaram as chances, Santos

O São Paulo embolou tudo na tabela do Brasileirão e a margem de erro, para o Peixe, chegou a escala zero

Por: Bruno Gutierrez  -  22/08/19  -  19:15
Sampaoli tem a obrigação de fazer o elenco se recuperar após últimas derrotas
Sampaoli tem a obrigação de fazer o elenco se recuperar após últimas derrotas   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Acabou, Santos! Já deu! Errou tudo o que podia e o que não podia nas duas últimas rodadas. Agora, a brincadeira acabou. Se quiser lutar pelo título do Campeonato Brasileiro, não dá mais para cometer infantilidades. Ainda mais, em jogos cruciais como clássicos. 


Quando terminou a 13ª rodada, o Alvinegro - e os seus torcedores - estavam nas nuvens. Uma sequência sensacional. Bom futebol, goleadas. Um ataque que estava voando. Isso tudo serviu, e bem, para manter o time no topo após uma sequência complicada, contra São Paulo e Cruzeiro, ambos fora de casa.


Mas, o Peixe perdeu para si nas rodadas seguintes. Erros juvenis de Felipe Aguilar custaram, ao menos, um ponto contra o São Paulo. Uma merecida expulsão de Gustavo Henrique, no primeiro lance de jogo, ajudaram a enterrar qualquer esperança contra o Cruzeiro.


A defesa ficou devendo? Sim. Coincidentemente, na ausência de Victor Ferraz, o Santos saiu de uma sequência de dois jogos sem marcar nenhum ponto e sofrendo cinco gols. 


Os resultados, especialmente contra o Cruzeiro, passam também por Jorge Sampaoli. Ao perder um zagueiro, ele preferiu improvisar Jorge na zaga e colocou Pará. Sustentou o erro por 45 minutos, até sacar o lateral-direito para reestruturar a defesa com Luiz Felipe. Esses invencionismos baratos também precisam ter fim.


Uma coisa é escalar três zagueiros, e quando subir ao ataque, utilizar Lucas Veríssimo como apoio pela direita. Outra coisa foi o que ocorreu no Mineirão. Gosto do trabalho do Sampaoli. O Santos está líder (ainda) por sua causa. Mas, também pode perder a posição por escalações mirabolantes. 


Em 2017, o ex-jogador, comentarista e apresentador Neto, deu um chacoalhão no time do Corinthians. Pela televisão, a bronca (que virou meme) tinha uma mensagem clara: "Vocês vão perder o campeonato!". O Timão havia tido uma sequência de derrotas e via os rivais, como Palmeiras e Santos, se aproximarem. Seja pelo Neto ou pelo trabalho de Fabio Carille, a equipe reagiu à má fase, e foi campeã.


Lógico que aquela bronca foi na 31ª rodada. E ainda estamos na 16ª. O Nacional pode ser longo. Mas o equilíbrio e o nível que o futebol brasileiro atingiu nesta temporada, faz com que a bronca também seja antecipada. 


O São Paulo vem em franca ascensão. A vitória contra o Athletico-PR, na última quarta-feira (21), levou o Tricolor aos mesmos 30 pontos de Palmeiras e Flamengo. Esses outros dois, dispensam comentários. Possuem dinheiro e elencos poderosos. 


Então, se o Santos quiser permanecer neste grupo, a margem de erro precisa ser zero. O Peixe tem só uma competição a disputar, bem como o São Paulo. Qualquer deslize, o Alvinegro pode acabar sendo atropelado pelo trio. Vitórias contra Fortaleza e Chapecoense são obrigações nas próximas rodadas.


Além disso, na sequência, terá um duelo, em casa, contra o Furacão, e fora, contra o Flamengo. Chegou a hora de Sampaoli e seus comandados mostrarem que possuem o amor pelo balón e por títulos.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter