Sabesp: Ou privatiza ou capitaliza. Do jeito que está, não fica

Segundo o governador João Doria, a intenção do estado é privatizar a Sabesp

Por: Paulo Corrêa Jr  -  06/02/20  -  09:00
Alunos recebem curso de capacitação de Assistente Administrativo
Alunos recebem curso de capacitação de Assistente Administrativo   Foto: Divulgação/ Sabesp

Depois da extinção da Dersa, mais uma empresa paulista deverá sofrer grandes mudanças em breve. Segundo o governador João Doria Jr, a intenção do estado é privatizar a Sabesp. Porém, isso só poderá acontecer caso o novo marco regulatório do saneamento – já aprovado na Câmara - seja aprovado no Senado, o que permitiria a operação. Se isso não acontecer, a empresa passará por um processo de capitalização.


Mas, qual a diferença entre privatizar e capitalizar? Bem, no caso da privatização, existe a transferência do controle societário de uma companhia, saindo da União, estado ou município para acionistas privados, como aconteceu nos anos de 1990, com telefônicas, mineradoras e siderúrgicas, que deixaram de ser empresas públicas para virarem empresas privadas.


No caso da capitalização, a empresa estatal emite novas ações e coloca no mercado para que empresas privadas possam adquiri-las, dividindo a participação acionária. Dependendo da quantidade de ações disponibilizadas e da norma em vigor, a empresa pública perde o controle administrativo.


A verdade é que, de um jeito ou de outro, a Sabesp vai passar por uma grande transformação nos próximos anos.


Ainda que o governador entenda tratar-se de uma empresa bem administrada e que produz resultados, afirma que, com a privatização ou capitalização, haverá uma grande injeção de dinheiro na Sabesp, permitindo que melhore seu índice de 87% de cobertura em São Paulo e que sua atuação ultrapasse fronteiras e atenda os demais estados brasileiros, principalmente no Norte e Nordeste, onde é imensa a necessidade da ampliação no tratamento de água e coleta de esgoto. E completa dizendo que, com dinheiro público, isso jamais acontecerá.


Em breve, uma nova Sabesp deverá estar em ação.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter