Não espere pelo Outubro Rosa!

Nada se faz mais importante que falar sobre diagnóstico precoce

Por: Paulo Corrêa Jr  -  01/08/19  -  11:28
Não espere pelo Outubro Rosa!
Não espere pelo Outubro Rosa!   Foto: Renata de Brito

Assim como não agradamos as mães somente em maio, assim como não comemos chocolate só na Páscoa, também não se deve esperar para fazer os exames no mês do movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa!


Que existe naturalmente uma maior busca por médicos, por especialistas, por mamografias...


Porém, o importante é que se saiba que quaisquer propostas colocadas como “prevenção”, na realidade são atitudes que possam postergar o aparecimento deste tipo de câncer, pois é uma doença celular, de impacto importante na vida de mulheres que, cumprindo sua agenda de exames, podem ser pegas de surpresa ao se depararem com esse diagnóstico.


Nada se faz mais importante que falar sobre diagnóstico precoce, aquele diagnóstico realizado por meio de exames de imagens ou exames mais apurados sobre uma área detectada durante o exame de eleição, mundialmente falando, que é a mamografia. Na maioria das vezes, em mamas jovens ou densas, é necessário complementação com outros exames.


O autoexame, muitas vezes colocado como uma tábua de salvação, é um bom instrumento para quem o realiza na época certa do mês e da maneira correta sempre, mas quando um nódulo é encontrado no autoexame, ele tem pelo menos 1,5 cm, não é um diagnóstico precoce. Continue realizando, mas faça seus exames de rotina.


Falar de Outubro Rosa é falar de saúde mamária, de sobrevida, de vida, principalmente. Não somente se fala sobre câncer de mama, ao contrário!


Mostrar exemplos de sucesso, mostrar o quanto o diagnóstico precoce é importante e fundamental para garantir que qualquer mulher diagnosticada precocemente tenha muita vida para ser vivida, fazem com que a importância deste mês se justifique. Diagnóstico precoce é igual a VIDA!!!


Nem sempre se vence o câncer, não falando somente do de mama, mas cada vez mais pessoas estão dando seus exemplos de superação.


Não espere pelo Outubro Rosa para fazer seus exames... Faça-os antes e, neste mês tão especial, junte-se a quem está celebrando a vida de diversas maneiras, mostrando o quanto valeu a pena lutar por ela, o quanto está feliz por ter tido um diagnóstico negativo após uma suspeita, o quanto passar por tal tratamento e cirurgia podem ser início de uma nova vida!


Fica aqui o convite: não espere o Outubro Rosa chegar, para que quando o dia 1º de outubro acontecer, você esteja pronta para celebrar o privilégio de ter sua saúde preservada, ela que é tão importante e que Deus lhe concedeu!!!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter