Mentira ou verdade? Fake ou fato?

Vivemos numa época em que podemos considerar como, talvez, a que trouxe a maior revolução na comunicação

Por: Paulo Corrêa Jr  -  04/07/19  -  11:43
Dados de 540 milhões de usuários do Facebook foram expostos
Dados de 540 milhões de usuários do Facebook foram expostos   Foto: Agência Brasil

Mudança nos hábitos de consumo das notícias, nas plataformas de transmissão, a possibilidade de ser você um gerador de conteúdo e muitas dúvidas sobre o que é falso ou verdadeiro nas publicações do dia a dia.


Não consigo imaginar que alguém possa achar que isso não seja fantástico e importante para um mundo que exige que tomemos decisões cada vez mais rápido. Porém, por ser algo ainda recente, essa “revolução” também traz problemas e dúvidas.


Notícias falsas e o surgimento de novos geradores de conteúdo sem experiência no assunto que abordam (digital influencers) muitas vezes colocam em risco a credibilidade de uma notícia ou produto. Há poucos anos, tivemos a atrocidade da morte por linchamento de uma moradora de Guarujá, por ter sido confundida com outra pessoa. Fez-se na rua o tribunal que julgou e aplicou a absurda pena a uma inocente.


Diante de tantos canais novos de comunicação, é importante que todos nós tenhamos a consciência de apurar os fatos antes de crer ou mesmo repassar. É fundamental que você busque em outras fontes - confiáveis - a mesma notícia antes de defini-la como verdadeira.


Como deputado, muitas vezes vejo meu nome inserido em assuntos que não me fazem respeito. E isso é muito comum no meio político.


Quando quiser saber sobre minha atuação e desempenho, procure informar-se pelos portais oficiais de comunicação ou por meio de minhas redes sociais que, diga-se de passagem, mantêm-se sempre atualizadas e engajadas com seguidores, respondendo e interagindo sobre assuntos importantes da nossa região.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter