Feliz temporada nova

Um mundo de oportunidades irá aparecer para que possamos atrair e cativar visitantes, fazendo com que nossa economia local fique aquecida nos principais setores que envolvem o turismo

Por: Paulo Corrêa Jr  -  26/12/19  -  09:13
Atualizado em 26/12/19 - 09:24
Guarujá é a cidade com o maior reajuste do IPTU na Baixada Santista
Guarujá é a cidade com o maior reajuste do IPTU na Baixada Santista   Foto: Rogério Soares/AT

Seguindo a tendência de anos anteriores, a previsão é de que teremos mais uma vez, um grande fluxo de turistas chegando em nossa região em busca de laser, sol e praia. O setor hoteleiro já apresenta, em algumas cidades, mais de 80% de reservas de ocupação para o Réveillon. É bom lembrarmos que aplicativos como o Aibnb (reserva de locais em pousadas, hostels e domicílios), não estão contabilizados nestes números e cidades como Guarujá, por exemplo, tem uma forte concentração de locações por intermédio desses aplicativos. Tanto é verdade que o município aparece como o terceiro destino mais procurado do Brasil no Airbnb.


A alta do dólar e o vazamento de óleo na região nordeste do País, deverão ser fatores preponderantes na decisão dos turistas e veranistas pelas cidades da Baixada Santista. O primeiro porque torna ainda mais cara a possibilidade de viagem para o exterior. E o segundo porque, com o impacto ambiental causado pelo óleo em centenas de cidades, muita gente vai optar por não correr o risco de contaminação ou coisas desse tipo.


Temos que considerar, também, que cidades como Guarujá e Praia Grande somam uma quantidade muito significativa de imóveis de veraneio, o que engrossa ainda mais o número pessoas de outras regiões que estarão em nossas cidades em busca de descanso e/ou diversão.


Diante deste quadro, um mundo de oportunidades irá aparecer para que possamos atrair e cativar visitantes, fazendo com que nossa economia local fique aquecida nos principais setores que envolvem o turismo. O comércio – shoppings, lojas, restaurantes, bares – terão uma grande oportunidade de buscar nesse público, um aumento em suas vendas não só para este ano, mas também para os anos seguintes, desde que atendam bem e de forma justa.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter