Coronavírus: muito além dos problemas respiratórios

Mais da metade dos brasileiros já sentiram algum tipo de problema com sua saúde mental e emocional

Por: Paulo Corrêa Jr  -  29/04/21  -  10:13
  Foto: Unsplash

O lockdown, a economia estagnada e o isolamento social contribuíram de forma significativa para que a sociedade sentisse um reflexo além dos problemas respiratórios causados pelo Coronavírus: o desgaste mental.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos – encomendada pelo Fórum Econômico Mundial -, mais da metade dos brasileiros que foram entrevistados disseram que sentiram algum tipo de problema com sua saúde mental e emocional, colocando o Brasil acima da média negativa dos índices em relação a outros 30 países pesquisados.


De forma geral, foram relatados que o bem-estar piorou – pouco ou muito – no último ano. Essa alegação foi feita por 53% dos entrevistados, sendo inferior a apenas 4 países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).


No ano passado, outra pesquisa havia apontado que cerca de 41% dos brasileiros sentiam-se pior emocionalmente, com sintomas de ansiedade, insônia ou depressão por causa das medidas restritivas, insegurança e consequências da pandemia.


Temos que buscar de imediato, soluções para que o sistema de saúde pública possa absorver e tratar esse problema, que vai além da vacinação, para que esse mal seja extirpado de nossas vidas. Haverão cicatrizes, mas que sejam as mínimas possíveis.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter