Aperte o verde e confirme

A análise que faço é que teremos muitas novidades, com estratégias e ferramentas diferentes para a divulgação das propostas e candidaturas

Por: Paulo Corrêa Jr.  -  24/09/20  -  09:15
TSE garante a manutenção do calendário eleitoral, apesar de pedidos de adiamento
TSE garante a manutenção do calendário eleitoral, apesar de pedidos de adiamento   Foto: Divulgação

Neste domingo (27), teremos o início do período eleitoral que definirá a escolha dos prefeitos e vereadores que irão assumir os mandatos para os anos de 2021 a 2024. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes existe a possibilidade que a escolha dos futuros gestores aconteça em segundo turno, caso nenhum dos candidatos conquiste mais de 50% dos votos no dia 14 de novembro. Se isso acontecer, a segunda fase será no dia 28 de novembro. Na Baixada Santista, essa possibilidade só acontece em Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá, ficando para as demais a definição já na primeira data, independente do percentual conquistado pelo candidato com maior número de votos em cada cidade.


A análise que faço é que teremos muitas novidades, com estratégias e ferramentas diferentes para a divulgação das propostas e candidaturas. O primeiro fator é a obrigatoriedade do distanciamento social por conta da pandemia. As campanhas “corpo a corpo” sofrerão grande impacto e os candidatos terão que ter uma postura muito mais conservadora em relação à distribuição de material e abordagem. Com a proibição de aglomerações, ações anteriores como caminhadas em feiras livres, por exemplo, terão que ser revistas.


Outro fator importante é a regulamentação do uso da internet, principalmente em relação às redes sociais, uma vez que o controle dos investimentos e aprovação da veiculação das campanhas ganhou novas regras e um rigor maior. Devemos considerar que, sendo o primeiro ano com essas modificações, muitos candidatos terão dificuldade de utilizar corretamente as redes. Por outro lado, é sabido que a audiência da TV cresceu tendo em vista a maior permanência das pessoas dentro de casa, diante do medo de contaminação pelo Coronavírus. Assim, isso tende a ser um diferencial nas cidades que possuem emissoras de TV com obrigatoriedade de exibição dos programas eleitorais.


Às vésperas desse importante momento cívico, aconselho aos eleitores que prestem atenção nas propostas para que possamos escolher o que for melhor para cada cidade, seja para o poder executivo ou legislativo, e possamos avançar principalmente nos quesitos educação, saúde, segurança de forma que possamos reduzir ao máximos as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida da população.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter