Ganhei, mas levei?

Precisamos entender o sistema atual e como ele afeta a previsibilidade dos negócios

Por: Maxwell Rodrigues  -  11/11/20  -  17:20
Atualizado em 21/05/21 - 17:36
 Porto de Santos teve áreas leiloadas em agosto
Porto de Santos teve áreas leiloadas em agosto   Foto: Carlos Nogueira

É certo que o esforço do governo federal para leiloar áreas nos portos do Brasil é gigantesco e que certamente estas oportunidades podem ajudar no desenvolvimento do País e do setor.


Contudo precisamos entender o sistema atual e como ele afeta a previsibilidade dos negócios.
Então vamos lá. A previsibilidade no negócio é capaz de ajudar uma empresa na tomada de decisões eficazes, seja em curto, médio ou longo prazo.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Acompanhar essa métrica é uma potente arma para planejar o crescimento sustentável e escalar o desenvolvimento do negócio.


Previsibilidade vem da palavra previsão. Nos negócios quer dizer: “perspectiva esperada das ações que faz para gerar crescimento e resultados positivos na empresa”.


A previsibilidade está ligada diretamente à estabilidade das transações comerciais e dos negócios. Quanto mais você focar em estratégias que possibilitem ter uma previsão do resultado esperado, mais ela será efetiva e eficiente para o seu negócio.


Acompanhamos em agosto passado o leilão de áreas no Porto de Santos que até o momento não foram ocupadas pelas empresas vencedoras. Então, você pode estar imaginando que, passados 3 meses, esse até que não é um prazo considerado tão longo. Se considerarmos a morosidade que estamos acostumados, certamente a primeira “enxadada” será dada daqui a mais alguns meses para o inicio da obra.


Importante entender também que dentro dessa concessão específica acessos rodoviários (viadutos) e acessos ferroviários devem estar prontos até 2023 e podem também interferir na previsibilidade e no investimento feitos inicialmente.


Quem nunca teve aquela sensação gostosa de comprar algo novo e logo querer levar para casa? É claro que isso é somente sentimento de prazer e não representa nada no mundo dos negócios, mas como justificar para grandes investidores internacionais ou até mesmo nacionais que a indefinição de prazos e a morosidade dos processos podem afetar a previsibilidade dos seus negócios e entrega dos seus projetos milionários?


Você colocaria seu dinheiro em algo que não é previsível de retorno? Certamente que não.


Louváveis os esforços para os novos modelos e concessões mas é chegada a hora de se repensar o sistema. Um sistema que não ajuda no desenvolvimento, devido sua morosidade e que parte do princípio de que tudo está errado até que se prove que está certo.


No mundo moderno, além de previsível, precisamos ter agilidade para que possamos no mínimo continuar sendo competitivos.


Temos de aprender a gastar esforços para realizar tudo o que é necessário mas entendendo que revisar aquilo que não funciona é tão importante quanto a vontade de se fazer diferente e melhor!


Vamos em frente ... Não porque atrás vem gente, mas porque já tem muita gente na nossa frente.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter