Agenda 2021: O Porto de Santos, o porto do Brasil!

Fica aqui a minha admiração por todos deste setor tão estratégico ao nosso país.

Por: Maxwell Rodrigues  -  23/12/20  -  18:23
Atualizado em 12/05/21 - 11:24
 O Porto de Santos, o porto do Brasil!
O Porto de Santos, o porto do Brasil!   Foto: Matheus Tagé

Ao chegar o fim do ano muitos lembram da sensação ao receber agendas de empresas como brinde de Natal. Isso parece um costume que está acabando em função da tecnologia e uso de smartphones.
Sou saudoso dessa época, mas aprendi a não me prender a isso. Contudo, a palavra agenda é algo muito importante, pois nela anotamos compromissos, lembretes e nosso dia a dia. Afinal, quem consegue se organizar sem uma agenda estruturada?


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A agenda de 2020 no setor portuário foi bastante conturbada principalmente pela instabilidade jurídica e sobreposição de interesses, onde pautas destacadas muitas vezes se confundiam com outras demandas. É importante saber que o País carece de muitas mudanças, mas que não podemos trata-las todas de uma vez ou na mesma pauta. Temos de aprender a nos ater exclusivamente à agenda do dia, debater e, por fim, buscar a melhor solução para o tema em destaque. Sem que se confunda o tema principal com outras demandas e necessidades. Percebemos isso nitidamente no projeto BR do Mar, por exemplo.


Apesar disso, a agenda do setor portuário foi bastante cheia em 2020, principalmente pela pandemia da covid 19, quando o abastecimento e logística tornaram-se desafios gigantescos durante o ano. O Porto cumpriu seu papel com excelência , foco no desafio e envolvimento profundo de todos os colaboradores, autoridades e atores que orbitam o setor.


Fica aqui a minha admiração por todos deste setor tão estratégico ao nosso país. O Porto de Santos, o porto do Brasil!


A agenda de 2021 já começa cheia e com muitos desafios. Infraestrutura é a pauta principal, revisão de tarifas e tributos também está no calendário do setor, além, é claro, da regulação com estabilidade para atrair investimentos. Todos estes pontos são pautas da agenda do setor portuário em 2021.


De toda maneira, o mais importante é que tenhamos lucidez para tratá-los individualmente e com velocidade necessária, a fim de não atrapalhar os negócios do setor. Importante destacar nesta agenda que o setor portuário pode contribuir imensamente com a retomada econômica.
2020 foi para muitos um ano perdido, para outros de aprendizado.


O certo mesmo é que 2021 deve ser o ano da retomada.


Cansamos de 2020. Então, que venha 2021! A agenda já começa bem cheia!


Feliz Natal e que 2021 seja um ano fantástico para todos!


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter