Você tem problemas sexuais?

Reclamações de problemas na cama podem partir da vontade de melhorar e buscar o prazer

Por: Marcia Atik  -  01/12/20  -  22:14
Atualizado em 07/06/21 - 15:32
 Reclamações de problemas na cama podem partir da vontade de melhorar e buscar o prazer
Reclamações de problemas na cama podem partir da vontade de melhorar e buscar o prazer   Foto: Divulgação

Ao longo dos últimos anos, aumentaram as queixas sexuais, Isso pode parecer um problema, mas penso o contrário: Vejo que mais pessoas estão interessadas em integrar essas vivências importantes de maneira mais saudável.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


É importante dizer que, muitas vezes, aquilo que se imagina ser um problema é, na verdade, uma idealização de vida sexual a partir de modelos estereotipados de revistas ou filmes pornô. Isso quer dizer que a parte emocional é um dos fatores mais relevantes nas queixas sexuais.


Voce sabe que a maioria - e quando digo maioria chego perto dos 100% - das queixas ou inadequações sexuais são consequência de uma má educação sexual e/ou de problemas emocionais?


Isso porque uma boa relação sexual não depende só de saúde genital, emocional e corpo atlético ou sarado. Depende, em primeiro lugar, da confiança em si e no outro, porque a relação sexual é entrega total, é mergulho no paraíso, e não se mergulha naquilo em que não temos confiança.


Para saber se existe algum problema sexual precisamos perceber se o nosso desejo sexual é alavancado em situações propícias, sabendo que o desejo está na cabeça e no corpo, consequentemente vem a fase de excitação, que é representada no homem pela ereção e, pela mulher, na lubrificação. E assim começa a brinacadeira. Digo isso porque o encontro sexual não é um jogo para ver quem ganha, é uma gostosa brincadeira em que ambos aproveitam.


A ansiedade, o desejo de agradar o outro, assim como uma busca por performance perfeita são questões altamente prejudiciais a um bom desempenho sexual, pois nesse caso, procuramos nos adequar a modelos e regras naquilo que é totalmente instintivo e natural.


Um dos problemas que a liberdade sexual trouxe entre tantos benefícios foi o sexo 'pret a porter'. Isso é estar sempre em prontidão, o que fez com que as fases do sexo - que são desejo, estimulação e orgasmo - não ocorressem naturalmente, o que acaba atrapalhando o percurso.


Alguém já viu uma onda do mar chegar à areia passando por cima das outras, ou cada uma chega em seu tempo? É isso: O tempo do corpo e da mente deve ser respeitado.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter