Beijo é a sorte de duas bocas entrarem em comunhão

Dia do Beijo é comemorado nesta terça (13). Já beijou hoje?

Por: Marcia Atik  -  13/04/21  -  18:24
Dia do Beijo é comemorado nesta terça (13). Já beijou hoje?
Dia do Beijo é comemorado nesta terça (13). Já beijou hoje?   Foto: Pixabay

Freud já disse na sua teoria do desenvolvimento sexual que a sucção é a primeira manifestação sexual da nossa vida, anterior ao conhecimento do objeto sexual, e o beijo será a repercussão dessas sensações na vida adulta e erotizada.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nessa linha de raciocínio os beijos evocam, no plano inconsciente, o conforto e a satisfação que a pessoa experimentava quando em sua vida de bebe, a presença do seio materno representava o alivio da fome e o aconchego amoroso.


Essa caricia com a boca, pode ter sido exclusivamente erótica na origem, mas na vida social ela acabou por assumir variadas significações, muita dela sequer relacionadas à afeição.


O beijo desperta não só uma enorme quantidade de produção de endorfinas, mas ele também é um excelente elemento para fisioterapia das lesões da face. Durante um beijo são mobilizados 29 músculos, sendo 7 linguais.


Os batimentos cardíacos aumentam de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo tem também indicação cardiológica.


Falando de beijos algumas frases:
Todas as paixões devastadoras nascem depois de um beijo.
Sem beijo não há paixão.


O beijo não admite dúvida. Ou é gostoso ou não. Se não for bom
Esqueça qualquer tentativa de apaixonar-se.


O beijo é um procedimento inteligentemente desenvolvido para a interrupção mutua da fala quando as palavras tornam-se desnecessárias.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter