Kenny Mendes

É deputado estadual (Progressistas). Professor universitário há mais de 20 anos, estreou na vida pública em 2013 como vereador em Santos. Foi reeleito em 2016 com a maior votação da história da Câmara Municipal - na ocasião, obteve 24.765 votos.

Acesse todos os textos anteriores deste colunista

Um cuidado primordial para a saúde da mulher

Até meados de 2019, a Baixada Santista não contava com um Centro de Referência em Endometriose

Há dores que surgem durante o ciclo menstrual que nem sempre são causadas pelas típicas cólicas do período. Pelo menos 10% das mulheres em fase reprodutiva no país, segundo o Ministério da Saúde, descobrem que o mal-estar tem como origem a endometriose, em estado leve ou avançado.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual. De forma resumida, endometriose é uma inflamação causada por células que, ao invés de serem escoadas durante a menstruação, passam a se implantar nas regiões pélvicas (ovários, peritônio, bexiga e intestino). Trata-se da principal causa da infertilidade feminina.

Até meados de 2019, a Baixada Santista não contava com um Centro de Referência em Endometriose. Foi quando o Hospital dos Estivadores, em Santos, passou a realizar cirurgias por videolaparoscopia para o tratamento da doença.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da Câmara de Santos, a vereadora Audrey Kleys (Progressistas), minha colega de partido, me informou que qualquer investimento no centro é importante para atender à demanda existente na região – o local recebe pacientes das nossas nove cidades.  

A boa notícia é que o Secretaria de Estado da Saúde acaba de confirmar que uma emenda parlamentar indicada por mim em 2020, no valor de R$ 250 mil, foi aprovada e está em trâmite para liberação. O objetivo é auxiliar no custeio e manutenção do centro.

Portanto, fica o alerta às mulheres: caso sinta qualquer dor no período menstrual, procure um ginecologista e descreva o que sente. Ele saberá indicar os exames necessários para o diagnóstico da endometriose. Todos os cuidados são necessários para uma boa qualidade de vida. 

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.