A missão do deputado vai muito além das pautas do Congresso

A incumbência é atuar em duas frentes: junto aos municípios do Estado, trazendo auxílio e soluções para questões emergenciais, e na outra ponta trabalhando pelas pautas que sejam de interesse da população brasileira

Por: Júnior Bozzella  -  07/12/20  -  10:16
  Foto: Irandy Ribas / AT

O estado de São Paulo tem 70 deputados federais eleitos por voto popular. Contudo, pouquíssimas pessoas entendem qual a verdadeira missão deste parlamentar. E quando digo isso não me refiro apenas à população, mas também aos próprios deputados que muitas vezes atuam parecendo desconhecer a importância do cargo que ocupam e da função que exercem. 


Diferentemente do vereador que está ali no dia a dia do bairro e da comunidade, ou ainda do prefeito que tem a prerrogativa de conhecer e fazer toda a gestão do município, a incumbência do deputado federal é atuar em duas frentes: junto aos municípios do Estado, não só enviando emendas mas trazendo auxílio e soluções para questões emergenciais, e na outra ponta trabalhando lá no Congresso Nacional pelas pautas que sejam de interesse da população brasileira como um todo. 


Questões referentes a aumentos de impostos, às reformas da previdência, tributária, administrativa, trabalhista e, tudo aquilo que tem interferência na economia e no dia a dia da população, é óbvio que também tem impacto na vida do povo. O que vemos é que a grande maioria dos parlamentares tem imensa dificuldade em desempenhar esse papel de forma plena. Ou atuam de uma maneira extremamente regional muito próxima a do vereador, não utilizando todas as possibilidades que o mandato lhes dá para ajudar o Estado e os municípios, ou focam-se exclusivamente nas pautas do Congresso, se distanciando daqueles que foram eleitos para representar.


Não é uma tarefa fácil atender a esses dois pontos em sua totalidade, mas desde que fui eleito tenho buscado incansavelmente cumprir o meu papel com excelência. Não só pelo compromisso e gratidão para com aqueles que me elegeram, mas principalmente pelo amor que tenho pelo que eu faço, pela grande responsabilidade de poder transformar a vida do próximo através do meu trabalho e, por isso, tenho feito disso minha missão de vida. No último mês visitei mais de 100 cidades e percorri cerca de 3 mil quilômetros em 20 dias. Trabalho muito, acordo cedo, durmo tarde e não canso, porque sei da importâncias das minhas ações e do quanto elas fazem a diferença na vida das pessoas. 


Na última semana o município de São Carlos (SP) passou por uma verdadeira catástrofe em virtude de fortes chuvas que destruíram vários pontos da cidade. Instantaneamente contatamos o governador João Doria que nos recebeu no dia seguinte ao ocorrido e autorizou de imediato o repasse de R$ 11 milhões para serem investidos em obras de combate às enchentes e reestruturação. 


Da mesma forma entrei em contato com o Governo Federal através do Ministério da Defesa e conseguimos que fosse acatado o pedido de Calamidade Pública para o município de São Carlos. Eu fui eleito pela população para lutar pelos interesses do povo e é onde o povo precisa que eu vou sempre estar. 


Lá na Câmara dos Deputados só nesta última semana conseguimos aprovar o Programa Casa Verde e Amarela que substitui o antigo "Minha Casa Minha Vida", para garantir a nossa população o acesso à moradia tanto para aqueles que vivem em áreas urbanas quanto rurais. 


Essa medida será importantíssima não só para melhorar os padrões de habitação e condição de vida dos brasileiros, mas também para gerar empregos, desenvolver a economia e elevar a renda da população. A nossa expectativa é conseguir atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional até 2024, com uma expansão de 350 mil unidades habitacionais.


Também aprovamos a Medida Provisória 994/2020 que abre crédito extraordinário de quase R$ 2 bilhões para viabilizar a compra de tecnologia e a produção de uma vacina contra a Covid-19 que está em produção no Reino Unido, na Universidade Oxford, e já está em fase de testes com voluntários no Brasil e em outros países. A minha luta na Câmara tem sido pela garantia de que o Brasil não ficará para trás na corrida pela imunização contra a Covid-19. Todas as vacinas que forem seguras nos interessam, e vamos continuar trabalhando para que tenhamos sim opções eficazes de imunização para todos os brasileiros. 


Participei ainda do Seminário Porto & Mar 2020 promovido pelo grupo A Tribuna com o objetivo de discutir e buscar soluções para o desenvolvimento do nosso Porto. Como Presidente da Frente Parlamentar dos Portos Nacionais na Câmara dos Deputados tem sido um compromisso meu desde antes mesmo do início do mandato participar ativamente dos pontos chaves que envolvem o futuro do Porto de Santos, tanto na discussões do novo modelo de gestão portuária quanto nos projetos que visam promover mais desenvolvimento e empregos para o setor como é o caso da cabotagem e ligação seca Santos - Guaruja.


Foi com muita honra que fui apontado pelo jornal O Globo como um dos deputados mais atuantes da Câmara dos Deputados e é assim que continuarei trabalhando. 


O papel de um deputado federal não se resume a destinar emendas e se ocupar da votação das grandes pautas do Congresso Nacional, pelo contrário, vai muito além disso. Seguirei conduzindo o meu mandato desta forma: lutando no Congresso pelos interesses dos brasileiros e estando presente no dia a dia das cidades, atuando junto da população e priorizando sempre o binômio trabalho e resultado.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter