2020 Promete

Vamos caminhando Brasil e Santos, com a esperança de que o ano traga melhoras sensíveis para a população

Por: Ivan Sartori  -  10/01/20  -  10:18
Atualizado em 10/01/20 - 10:31
Santos foi a primeira cidade da região a ter a autogestão da orla
Santos foi a primeira cidade da região a ter a autogestão da orla   Foto: Carlos Nogueira/AT

Na Câmara Federal, no primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, onde foi aprovada a Reforma da Previdência, principal pauta da Economia, os desafios deverão ser ainda maiores ao longo deste ano. Remanescem dúvidas de como será a articulação parlamentar no ano de 2020, depois da saída de Bolsonaro do PSL, para a criação de um novo partido, e da deserção de aliados no processo eleitoral, beneficiados pela onda bolsonarista, cujos nomes são de amplo conhecimento da opinião pública. Há severas dúvidas, inclusive, sobre o real compromisso destes e de tantos outros parlamentares com o interesse público, em tempos que exigem a mudança do famigerado “toma lá, dá cá”.


O Pacote Anticrime também sofreu alterações dos deputados em artigos considerados importantes pelo ministro Sérgio Moro, que se manifestou publicamente, por exemplo, contra a instituição do juiz de garantias, defendida por Bolsonaro e pelo presidente do STF, Dias Toffoli. Há dúvidas também sobre qual será a alternativa a ser adotada quanto à possibilidade da prisão após condenação em Segunda Instância, não se sabendo até aqui se será por PEC ou alteração do Código de Processo Penal. Outra pauta a envolver o Judiciário e órgãos afins é a entrada em vigor da lei do abuso de autoridade, cujos desdobramentos parecem nada promissores. Temas que dizem respeito à Justiça, principalmente acerca do combate ao crime e à corrupção, dois pilares de minha atuação na Magistratura, serão abordados nesta coluna oportunamente.


Na agenda econômica, há a necessidade das reformas administrativa e tributária, latentes para este ano no parlamento, a par das limitações do chamado orçamento impositivo, entre outros temas.


O fato é que o Brasil começou a reagir no aspecto econômico e continuidade da aplicação da agenda proposta por uma equipe econômica preparada, agenda essa fundamental para uma reação ainda mais consistente até o final do ano que inicia.


Quanto à nossa cidade de Santos, não obstante alguns aspectos positivos da atual administração, remanescem problemas recorrentes, como a questão da população de rua, que caminha para uma situação incontrolável; a demora no agendamento de consultas e exames especializados na rede municipal de Saúde, que concentra a maioria das reclamações dos munícipes; a zeladoria; o déficit habitacional nas áreas mais carentes; o abandono do Centro, que se agravou nos últimos anos e agora terá uma nova legislação, com um pacote de incentivos, mas que, para muitos, não será suficiente.


Vamos caminhando Brasil e Santos, com a esperança de que o ano traga melhoras sensíveis para a população, inclusive em função do pleito eleitoral que se avizinha. Convido a todos a continuar prestigiando este espaço, acompanhando e interagindo comigo também nas redes sociais.


No mais, desejo ao leitor um 2020 extraordinário.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter