Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Acesse todos os textos anteriores deste colunista

Você sabe estudar por questões?

Utilize as questões como aliadas em sua aprovação

Você sabia que utilizar questões, em suas sessões de estudos, pode acelerar a sua aprovação?

Talvez você até utilize as questões em sua rotina, ou as faça esporadicamente, mas será que você realmente sabe a forma correta de utilizá-las em suas sessões de estudos?

Caso você tenha respondido não para alguma das perguntas acima, fique tranquilo, pois vou te explicar como utilizar as questões como aliadas em sua jornada de estudos.

Incluir as questões em suas sessões de estudos, pode ajudar muito a fixar o conteúdo estudado, porém muitas pessoas fazem isso da forma errada e, infelizmente, acabam apenas perdendo tempo.

As questões são grandes aliadas em sua jornada de estudos, pois te ajudam no processo de aprendizado. Elas te ajudam a deixar claro para o seu cérebro que o conteúdo estudado é relevante e que deve ser guardado.

Além disso, no dia da sua prova você terá que responder questões, certo? Então já criar esse hábito vai facilitar para que seu cérebro se acostume com essa ação. Lembre-se que para desenvolver qualquer habilidade é necessário treino.

Agora que você já sabe os benefícios do estudo por questões em sua jornada, vou te explicar a forma correta de fazer isso.

Passo 1 - Escolha fontes seguras

Existem diversos sites com compilados de questões de vários concursos, em versões pagas ou gratuitas, e, além disso, você pode buscar provas anteriores do seu concurso, vestibular, etc. Geralmente as bancas examinadoras disponibilizam esses conteúdos em seus sites oficiais.

Passo 2 - Selecione questões relacionadas ao que está estudando

Tenha atenção ao selecionar as questões que vai estudar, verifique as matérias em seu edital nesse momento, pois assim, você não perderá tempo respondendo sobre assuntos que não lhe serão cobrados.

Passo 3 - Responda a questão com atenção

Fique atento à pegadinhas, palavras como “incorreto”, “correto”, “podem”, “devem”, “apenas” e outras que podem te induzir a erro. Nesse momento você também vai conseguir identificar o jeito que o conteúdo provavelmente será cobrado.

Passo 4 - Após responder verifique a resposta correta

Eu sei que isso parece muito óbvio, mas você sabia que existem pessoas que respondem questões e, por medo do resultado, não olham o gabarito?

Tenha em mente que essa é a sua chance de errar, pois terá a oportunidade de identificar os conteúdos que precisam de mais atenção e estudá-los, para não errar no dia da sua prova.

Geralmente a maioria das pessoas para no passo 4, porém aí que está o problema, pois até o momento não teve estudo por questão. É a partir de agora que você começa a estudar efetivamente.

Passo 5 - Verifique os motivos da questão correta ser a correta

Isso mesmo, você precisa saber o fundamento, pois assim, mesmo que tenha acertado no “chute” vai entender o motivo real da opção que escolheu ser a correta, e caso já saiba isso vai te ajudar a fixar o conteúdo em sua mente.

Passo 6 - Agora verifique o motivo das questões erradas estarem erradas

Isso vai te ajudar a identificar possíveis pegadinhas que podem cair em sua prova e também a sedimentar o conhecimento que você tem sobre aquele assunto.

Passo 7 - Leia novamente a questão e as alternativas

Sim, faça uma pequena revisão. Ler novamente a questão e as alternativas após estudá-las faz com que você perceba detalhes que não havia percebido durante a leitura inicial.

Pronto, agora sim você terá estudado a questão!

Ahhh mas é importante lembrar que estudar por questões e fazer simulados são coisas distintas. Se você tem interesse em saber qual a diferença, diga aqui nos comentários ou em minhas redes sociais, pois posso preparar um conteúdo exclusivo sobre isso.

Dica bônus

Provavelmente você está se perguntando qual o momento de incluir as questões em sua jornada de estudos.

As questões são como cartas coringas e você pode utilizá-las em vários momentos da sua sessão de estudos.

Podem ser um aquecimento, antes de ler sobre o conteúdo; você pode fazê-las após estudar o conteúdo como encerramento da sua sessão de estudos e elas podem fazer parte da sua revisão também.

Agora que você já sabe como usar as questões como suas aliadas, é só colocar essas dicas em prática e acelerar a sua aprovação.

Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!

Nossas redes sociais:

Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Telegram - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.