EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

23 de Maio de 2019

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Você sabe como seria a sua 'vida real dos sonhos'?

Já estamos em meados do mês de março e infelizmente com notícias tristes e chocantes. Mas esse texto não irá explorar mais ainda essa tragédia. O melhor a se fazer neste momento é oferecer nossas orações às vítimas e familiares.

Como prometi, neste mês inteirinho irei dedicar nosso bate-papo especialmente às #supermulheres que querem transformar sua vida por meio do estudo.

Se você começou a ler esse texto no Instagram do @euestudocerto, role para baixo para encontrar a continuação a partir da frase destacada em laranja.

Mas, se você está chegando agora pelo site de Atribuna aproveite o texto todo.

Boa leitura!

 

VOCÊ SABE COMO SERIA A SUA "VIDA REAL DOS SONHOS"?

Eu gosto de chamar de - vida real - porque acredito mesmo que podemos realizar todos os nossos sonhos. Nada é tão grande que não possa se tornar realidade.

O que você gostaria?

Um carro novo, um apartamento lindo, uma viagem inesquecível, independência financeira... ou quem sabe, uma família feliz, um relacionamento amoroso, autoestima elevada, satisfação pessoal e profissional?

Ou nada disso, algo tão pessoal que não daria para escrever nesse texto?

Não importa! Como diz a frase atribuída a Walt Disney: “Se você é capaz de sonhar, você é capaz de realizar”.

Quando algum sentimento de dúvida teima em passar na minha mente, eu trato logo de lembrar um dos mantras que regem a minha vida: “Se tem uma pessoa no mundo que conseguiu o que quero, eu também consigo. E se ninguém conseguiu ainda, eu posso ser a primeira."

Ok, ok. Sei que pode parecer bem presunçoso o meu mantra, mas asseguro que foi pensando assim que mudei completamente a minha vida. E te garanto, ainda vou mudar bastante.

Acredito que há uma confusão na cabeça da maioria das pessoas quando se fala de "autoestima". Ter convicção de suas capacidades não te faz ser uma pessoa arrogante. A arrogância está em acreditar que você é algo a mais do que os outros.

Quando você acredita que está dotada de todas as possibilidades para realizar o objetivo que escolher, por óbvio, qualquer outra pessoa, como você, também pode fazer o mesmo.

Quando você assume o poder que tem e faz o que é preciso, isso se chama: autoconfiança.

Se cada um tivesse mais domínio de si e de suas vontades, não teríamos tantas pessoas ansiosas, inseguras ou assoladas pela depressão.

Você conhece histórias de pessoas com pouquíssimas condições iniciais que no decorrer da vida conquistaram muitos sonhos. Aí está é a única diferença que existe: há pessoas que agem e outras, que procrastinam.

Eu adoro ler, falar e escrever sobre autoestima. Ter autoestima elevada na vida da mulher é essencial. Ou melhor, na vida de qualquer pessoa.

Ter apreço por você te fará um ser humano melhor. E estando melhor, você se tornará mais apta para contribuir com o outro, com o mundo!

O caminho para construir a "vida real dos sonhos" parte do processo de autoconhecimento. Parte de saber quem você é e para onde quer ir. Parte de ter consciência que você só precisa dar o próximo passo.

Não é preciso conhecer a estrada toda para percorrê-la, isso é desnecessário. Você precisa apenas enxergar a próxima milha que será caminhada.

Talvez você possa olhar para a sua vida - agora - e o próximo passo parecer um pouco nebuloso. Eu te entendo. Mas aí que divido contigo outro mantra: “Pisa que o universo se encarrega de colocar o chão”.

O universo sempre conspira a nosso favor! Isso é uma verdade absoluta. Pode acreditar, mesmo nos momentos dolorosos, ruins e com perdas. Esses momentos são importantes para desenvolvermos a nossa força, resiliência e capacidade de superação. Somos hoje o resultado de nossas escolhas e decisões do passado.

Ao olhar com carinho para a sua história, asseguro que encontrará momentos significativos onde você foi a rocha sólida que permitiu que o vendaval passasse e todos ficassem seguros no final.

A mulher tem essa habilidade. Ela cuida e se entrega com toda sua força para proteger os seus. Se em algum momento da sua vida você se superou, você pode fazê-lo de novo. E a melhor parte, tudo pode ser mais leve!

Podemos sim, a partir de hoje, ter os dias - na maior parte das vezes - felizes, alegres e confortáveis. Quer tentar?

Para começar retire totalmente as palavras pesadas do seu dicionário pessoal. Isso mesmo, elimine do seu vocabulário! Vou exemplificar.

Conhece aquele tipo de pessoa que vive dizendo que a vida é uma luta, que mata um leão por dia, para ela o vento nunca sopra a favor? Então, não seja uma pessoa assim.

A partir do momento que o seu discurso muda, sua vida também muda.

Não fale: Bom Dia.

Fale: Excelente Dia! Afinal você não quer ter um dia só bom, você quer ter um dia extraordinário.

Se alguém elogiar sua roupa, não fale: Ah! Foi baratinha, comprei na promoção.

Fale: Muito obrigada por perceber!

Aceite os elogios. Sei que não será fácil no início. Nos ensinaram que para ser modesta não devemos valorizar essas coisas, podemos parecer metidas.

Ahhhh meu Deus! Quem inventou essa? Desde quando recusar o carinho do outro te faz modesta? Nada mais lindo do que sorrir e agradecer a gentileza.

Lembra, gentileza gera gentileza. Retribua o elogio com outro elogio. Encontre algo lindo e destaque no outro, deixe claro que percebeu.

Isso é ser modesta: enxergar a beleza que você tem no outro também, e deixá-lo saber disso.

Essa simples mudança fará com que a pressão por ser algo que esperam de você se dissolva. Vamos aos poucos abrindo mão das expectativas externas para dar lugar as nossas reais expectativas.

Você já sabe como gostaria de ser? Como seria a sua melhor versão?

Aceite o meu convite.

Pare um pouco e pense.

Desenhe mentalmente - com todos os detalhes - como você seria se todos os seus sonhos se realizassem.

Ah! Não precisa contar para ninguém. Talvez o mundo não esteja pronto para aceitar sua mudança. E como estamos no início do processo de transformação, algum comentário maldoso pode te desanimar. E não, isso não pode acontecer.

A sua mudança acontecerá passo a passo. E como é você que está construindo a sua "melhor versão", só você precisa saber como ela será.

Acredite, você não precisa da aprovação de ninguém.* (Esse será assunto para um outro momento, porque a necessidade de aprovação constante também é um vício que precisamos trabalhar).

Porém, se você se lembrar de outra mulher, como você, que poderia se beneficiar desse processo de transformação, chame-a. Sim, somos seres sociais, gostamos de estar em grupo, e ter uma parceira para dividir o processo torna tudo muito mais divertido. E esse é o nosso lema: tem que ser divertido!

Saiba escolher bem quem estará com você nessa jornada. Se ela for legal será muito bem-vinda. Se você é uma mulher que está lendo esse texto porque alguém te convidou, saiba que você é demais! Se está aqui é porque preenche os requisitos.

O que você realmente quer ser, ter e fazer?

Faça o exercício sem falta.

Desenhe sua melhor versão.

Se você não fizer, alguém fará por você. E talvez, você não goste do resultado.

Vamos juntas! Acompanhe as próximas postagens. E me conte como está sendo o seu processo de transformação lá nas minhas redes sociais.

 

 

INSTAGRAM @euestudocerto

FACEBOOK @euestudocerto

YOUTUBE /blogeuestudo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.