Você realmente acredita que conseguirá a aprovação?

Seu maior aliado ou sabotador pode ser você

Por: Martha Vergine  -  15/07/20  -  12:55
Seu maior aliado ou sabotador pode ser você
Seu maior aliado ou sabotador pode ser você   Foto: Imagem ilustrativa/Usplash

Antes de começarmos a nossa conversa de hoje quero te convidar a responder com toda sinceridade, você realmente acredita em seu potencial de aprovação?


Te pergunto, pois o aspecto emocional tem muita relevância no momento de fazer uma prova. 


Afirmo com toda certeza que mesmo a pessoa que está melhor preparada em relação ao conteúdo e que domina 100% do edital pode ser sabotada pelo lado emocional.


A nossa mente tem um poder muito grande em relação a como reagiremos em cada momento de nossas vidas. É ela que domina as nossas sensações em cada situação que vivemos.


Provavelmente você conhece a famosa frase de Henry Ford “se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.


É exatamente esse ponto que quero abordar hoje!


Muitas pessoas buscam incentivos externos em suas jornadas rumo a aprovação. Diversas vezes já recebi relatos como “meus pais não acredita que posso conquistar a aprovação”, “meu marido/esposa não acredita que sou capaz”, e vários outros sempre dizendo que outra pessoa duvida da capacidade.


Precisamos respeitar o fato de ser importante para certas pessoas, por algum motivo, que alguém próximo acredite em seu potencial de conquistar a aprovação dos sonhos, porém antes de pensar na atitude do outro foque em você.


Te convido a refletir em relação ao quanto você acredita da sua capacidade de aprovação. Você realmente está sendo sincero quando diz que acredita em você ou lá no fundo tem dúvidas?


Digo isso, pois de nada adiante o planeta todo acreditar no seu potencial, se você não acredita!


Lembre-se que suas emoções geram as suas ações, elas te impulsionam. Esse impulso pode tanto te levar na direção do seu objetivo de forma mais rápida, quanto te colocar na direção contrária.


Vou te dar um exemplo. Você se lembra da história da Leiliane, que mostrou-se uma heroína ao tentar salvar a vida de um motorista de caminhão? Eu escrevi sobre ela aqui em A Tribuna, clique aqui, para ler. 


Quando uma pessoa se depara com uma situação e precisa salvar a vida de alguém, geralmente adquire uma força que não sabia possuir antes.


Essa força não acontece apenas em situações extremas. Geralmente quem não acredita no próprio potencial de aprovação, acaba sucumbindo mais facilmente a procrastinação, aos imprevistos da vida, facilmente é atraída por novos caminhos.


A autossabotagem acontece como uma forma de proteção. Esses obstáculos criados, muitas vezes, de forma inconsciente, são uma forma do seu cérebro tentar te impedir de viver o desconforto.


Mesmo que ocorra de forma inconsciente é importante estar sempre atento quando essas situações acontecem e buscar formas de mudar o hábito que te leva a procrastinação, por exemplo.


Os meus #SuperEstudantes e #SuperSeguidores já conhecem várias técnicas, como a “para, para, para” e a “321 vai”, porém existem diversas técnicas para quebrar o ciclo de um hábito, caso você queira modificá-lo. Recomendo que teste todas e escolha a que faz mais sentido para você.


Tenha sempre em mente que se uma pessoa conseguiu alcançar determinada aprovação, então você também consegue e, se ninguém conseguiu, nada te impede de ser o primeiro.


Não importa o número de vagas, a quantidade de concorrentes, o nível de exigência da prova, a quantidade de etapas, você tem capacidade de enfrentar tudo isso, dando um passo de cada vez.


Quero deixar bem claro que não estou dizendo que é fácil sentir-se 100% seguro em relação a aprovação, pois somos humanos e nossos sentimentos não são lineares. Existem diversos fatores que interferem diariamente na forma como nos sentimos. 


Algumas estratégias te ajudam a fortalecer a sua confiança em você mesmo. Por exemplo, quando você estuda utilizando a técnica correta, você terá um planejamento, vai acompanhar a sua evolução nos estudos, entenderá as etapas do seu edital e o que precisa fazer para alcançar êxito em cada uma delas.


A técnica de estudos correta te dará a segurança que você precisa, pois vai responder a maioria das dúvidas que podem surgir em relação a sua capacidade de aprovação. Além disso, por conseguir acompanhar a sua evolução nos estudos, terá dados concretos que vão te mostrar o quão preparado você está.


Um outro bom exemplo é quando uma pessoa aprende a dirigir. No começo tem dúvida se vai conseguir fazer todo o trajeto programado, depois de algum tempo, isso torna-se tão automático que ela sequer percebe cada movimento necessário para dirigir, e nem se lembra que algum dia duvidou de sua capacidade de fazer algo que hoje é automático.


Busque fortalecer o seu emocional e sua autoconfiança, pois isso te levará muito longe!


Se você quiser aprender várias técnicas que vão fortalecer a sua certeza em relação a aprovação dos sonhos, me siga nas redes sociais. Tenho conteúdos diários que vão acelerar a sua aprovação.


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Telegram - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter