EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Janeiro de 2020

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Você está plantando o que quer colher?

Suas escolhas de hoje e as consequências do amanhã

Pode ficar tranquilo que hoje não falaremos sobre dicas de jardinagem, até porque essa não é a minha especialidade e eu não teria tantas dicas assim para passar.

Com certeza você já ouviu frases do tipo “colhemos o que plantamos”, “o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória” ou sobre a “lei da semeadura”, “lei do retorno” e outras variações sobre o tema.

Esse é uma temática muito ampla, que se aplica à várias esferas de nossas vidas, muitas vezes é utilizada para tratar questões relacionadas a comportamento social até questões ligadas às mais diversas religiões.

Na vida existem coisas que estão totalmente fora do nosso controle, em relação a isso, não há o que ser feito, não adianta sofrer antecipadamente, tentar controlar o incontrolável, enfim, existem questões que estão além das nossas possibilidades e o que nos resta é aceitar.

Agora existem diversas outras coisas que estão dentro da nossa esfera de controle, ou que, pelo menos, conseguimos influenciar de alguma forma. 

Você já parou pra pensar que focar nas coisas que estão dentro do seu controle pode fazer toda diferença no seu plantio?

Te proponho que você pense na pessoa que será no futuro. O que o você de hoje está construindo para o você do futuro? Indo um pouco além, o que você acha que a pessoa que você foi no passado poderia ter plantado para que você colhesse hoje?

Sei que essas questões são complexas de serem respondidas e exigem muita reflexão. Calma! Nada de se martirizar por causa do passado, pois ele é algo que não podemos mais alterar, o importante agora é focar no futuro e no que podemos intervir. 

As decisões que tomamos hoje, influenciam totalmente nos nossos resultados de amanhã. Quando você escolhe procrastinar hoje e deixar de seguir seu planejamento de estudos, por exemplo, você se afasta um pouco da sua aprovação.

Voltando a nossa analogia, não adianta plantar cacto e esperar que cresça uma forte e estrondosa floresta, pois são plantios diferentes em relação a tempo, dedicação e necessidades. Eu sei que é óbvio, mas quem planta cactos colhe cactos.

As suas atitudes hoje, são as necessárias para que você alcance seus objetivos e sonhos? O que você tem plantado hoje é o que você realmente quer colher no futuro?

Fazer escolhas conscientes e cumprir as metas traçadas faz parte do planejamento para que você alcance seus objetivos e sonhos. Tenha a certeza que o momento da sua colheita chegará e você se sentirá extremamente grato e feliz por todo o período de plantio, por mais desafiador que tenha sido.

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.