EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

16 de Outubro de 2019

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Você compra o livro pela capa?

Escolher o material de estudo é sempre difícil para quem está começando

Já parou para avaliar como você decide comprar um livro para estudar as matérias que caem na sua prova?

Você compra qualquer livro que te indicam?

Escolher o material de estudo é sempre difícil para quem está começando. E não fica mais fácil aceitando qualquer indicação, afinal cada pessoa é única, logo, tem suas peculiaridades e afinidades.

A verdade é que leva tempo para nos conhecer, entender qual a melhor forma, o melhor método, a melhor doutrina para cada um de nós, isso é normal.

É importante saber que todos passam por isso.

Respeite o tempo de amadurecimento como concurseiro. Quem está no começo do estudo realmente se sente um pouco perdido, faz parte. Com o passar do tempo, com as sessões de estudo reiteradas, a preparação fica mais acessível. O que era um bicho de sete cabeças, começa a ficar mais manso.

Se está com muitas dúvidas sobre o melhor exemplar, peça a opinião de alguém que estudou o assunto. Por exemplo, um professor. 

O professor passou por tudo isso que você está passando, ele sabe quais são as dificuldades e como vencê-las. Ouvindo suas dicas, você pode poupar bastante tempo. Lembre-se, não é garantido que o livro indicado vai servir para você, mas pode servir de grande ajuda.

Não incorra no erro de achar que o livro mais caro, com a capa mais bonita ou com o nome do autor mais famoso é o melhor. O bom livro para você é aquele que você lê e entende os ensinamentos do autor.

Ah! Tem algo que pode atrapalhar muito: a pressa.

Ela te leva a comprar diversos livros por impulso e sem necessidade, desse jeito acaba jogando dinheiro no lixo.

Tenha calma, vá a uma livraria ou biblioteca, leia com atenção as opções. Antes de comprar, procure saber se ele é ideal para o seu nível de conhecimento. Nada de comprar livros muitos difíceis ou muito fáceis.  O primeiro torna tudo mais chato e o segundo, mais enfadonho.

Com o tempo você vai saber exatamente quais são os autores que você se identifica, os que entende melhor e aqueles que trazem pensamentos com os quais concorda mais.

O importante é: ler mais livros!

INSTAGRAM @euestudocerto

FACEBOOK @euestudocerto

YOUTUBE /blogeuestudo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.