Você compra o livro pela capa?

Escolher o material de estudo é sempre difícil para quem está começando

Por: Martha Vergine  -  01/07/19  -  22:48
Atualizado em 01/07/19 - 22:58
Você compra o livro pela capa?
Você compra o livro pela capa?   Foto: Fonte: Shutterstock

Já parou para avaliar como você decide comprar um livro para estudar as matérias que caem na sua prova?


Você compra qualquer livro que te indicam?


Escolher o material de estudo é sempre difícil para quem está começando. E não fica mais fácil aceitando qualquer indicação, afinal cada pessoa é única, logo, tem suas peculiaridades e afinidades.


A verdade é que leva tempo para nos conhecer, entender qual a melhor forma, o melhor método, a melhor doutrina para cada um de nós, isso é normal.


É importante saber que todos passam por isso.


Respeite o tempo de amadurecimento como concurseiro. Quem está no começo do estudo realmente se sente um pouco perdido, faz parte. Com o passar do tempo, com as sessões de estudo reiteradas, a preparação fica mais acessível. O que era um bicho de sete cabeças, começa a ficar mais manso.


Se está com muitas dúvidas sobre o melhor exemplar, peça a opinião de alguém que estudou o assunto. Por exemplo, um professor. 


O professor passou por tudo isso que você está passando, ele sabe quais são as dificuldades e como vencê-las. Ouvindo suas dicas, você pode poupar bastante tempo. Lembre-se, não é garantido que o livro indicado vai servir para você, mas pode servir de grande ajuda.


Não incorra no erro de achar que o livro mais caro, com a capa mais bonita ou com o nome do autor mais famoso é o melhor. O bom livro para você é aquele que você lê e entende os ensinamentos do autor.


Ah! Tem algo que pode atrapalhar muito: a pressa.


Ela te leva a comprar diversos livros por impulso e sem necessidade, desse jeito acaba jogando dinheiro no lixo.


Tenha calma, vá a uma livraria ou biblioteca, leia com atenção as opções. Antes de comprar, procure saber se ele é ideal para o seu nível de conhecimento. Nada de comprar livros muitos difíceis ou muito fáceis.  O primeiro torna tudo mais chato e o segundo, mais enfadonho.


Com o tempo você vai saber exatamente quais são os autores que você se identifica, os que entende melhor e aqueles que trazem pensamentos com os quais concorda mais.


O importante é: ler mais livros!


INSTAGRAM @euestudocerto


FACEBOOK @euestudocerto


YOUTUBE /blogeuestudo


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter