Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Acesse todos os textos anteriores deste colunista

Torne sua jornada mais leve

Estudar não precisa ser algo pesado em sua rotina

Diariamente recebo diversos relatos de pessoas me contando suas dificuldades com a rotina de estudos e também no momento da prova.

Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

É muito comum as pessoas me dizerem que começam a estudar com toda energia, mas que depois, com o passar dos dias, pensamentos como “e se eu não passar?”, “será que eu sou capaz?” e muitos outros acabam tomando conta da sessão de estudos.

Com o tempo a maioria vai desanimando e muitos abandonam o sonho da aprovação.

Além de situações como essas, muitos me relatam que na hora da prova tem o chamado “branco”, ou ficam tão nervosos que o coração acelera e a concentração vai embora.

Todas essas reações do corpo estão relacionadas ao emocional, aos sentimentos que cada um tem em relação aos estudos e ao momento da prova.

As causas dessas reações podem ser as mais diversas, desde uma crença limitante, um trauma, o excesso de cobrança próprio e dos outros, enfim, existe uma infinidade de possibilidades.

Isso acontece ou já aconteceu com você?

Se sim, entenda que você deve dar atenção a esses fatores, porém precisa entender o limite, para que isso não atrapalhe a realização do seu sonho.

Eu acredito muito que saber a técnica de estudos correta, medir seus resultados periodicamente e cuidar do emocional, vão te ajudar a controlar tudo isso.

Quando surgirem pensamentos ou sentimentos sabotadores, você saberá como se acalmar e a mudar o sentido.

Por exemplo, se vier o pensamento “será que eu sou capaz?”, você responderá para você mesmo “sim, eu sou capaz, pois estudei durante x tempo, usei a técnica de estudos correta e no meu último simulado acertei y questões”. Tenho certeza que depois dessa resposta, a única coisa que seu cérebro vai poder te dizer é “então esse é o nosso momento”!

Foi pensando em tudo isso que criei o método Eu Estudo Certo, pois acredito que o processo rumo a sua aprovação pode e deve ser algo tranquilo, prazeroso e até divertido. Caso tenha interesse em mais informações clique aqui.

Não estou dizendo que o processo até a sua aprovação será fácil e te dar uma fórmula mágica, pois você já deve me conhecer o suficiente para saber que eu não acredito nessas fórmulas mágicas que algumas pessoas apresentam por aí.

Eu apenas acredito que a gente não precisa tornar as coisas mais pesadas ou mais desafiadoras do que o natural.

Lembre-se que a jornada rumo a sua aprovação na prova dos sonhos, pode sim ser leve e que esse período não precisa ser um sofrimento em sua vida.

Sempre que precisar de auxílio em sua jornada de estudos, conte comigo!

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.