Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Acesse todos os textos anteriores deste colunista

Técnica de estudos, a chave da sua aprovação

Usar a técnica de estudos correta separa os aprovados dos reprovados

Muitas pessoas acreditam que para passar em uma prova, seja de vestibular, concurso, proficiência, ou qualquer outra, o que importa é apenas se sentar e estudar.

Em partes isso é verdade, pois sem estudar ninguém passa. Não caia nessas conversas, pois esse tipo de milagre ou mágica, não existe.

Porém quero chamar a sua atenção para um ponto que poucas pessoas falam. Apenas sentar e estudar não vai garantir a aprovação de ninguém.

Todo mundo conhece a história de alguém que estuda muito, porém não é aprovado. Talvez você já tenha vivido ou esteja vivendo isso.

Algumas dessas pessoas dedicam-se em tempo integral para os estudos, outras compartilham o tempo de estudos com outras atividades, porém todas elas estão chegando ao mesmo resultado.

Da mesma forma existem pessoas com as mesmas disponibilidades de tempo e que são aprovadas.

Neste momento chamo a sua atenção para um ponto muito importante. Você imagina qual a diferença entre uma pessoa, que se dedica em tempo integral para os estudos, que é aprovada e outra que não é aprovada?

Sorte? Merecimento? Alinhamento dos cosmos no signo?

A diferença é algo muito mais simples de se explicar, TÉCNICA. Isso mesmo, uma única palavra as diferencia.

Vou te explicar melhor.

Utilizar a técnica de estudos correta influencia em muitos aspectos da jornada de estudos. Vou elencar os três que acredito serem os mais relevantes.

O primeiro ponto é a forma como você fixa o conhecimento, o conteúdo estudado. Você precisa dominar boa parte do conteúdo que cairá em sua prova, então quanto mais conhecimento você fixar a cada sessão de estudos melhor.

O segundo é otimizar o tempo. A grande maioria das pessoas não podem dedicar-se exclusivamente aos estudos, por diversos motivos, então o tempo que você possui precisa ser utilizado com qualidade.

O terceiro é relacionado ao emocional. Quando você tem planejamento é natural que você se sinta mais seguro. A técnica de estudos correta inclui planejamento do que será estudado, quando, por quanto tempo e como. Você terá as informações que te mostrarão a sua evolução nos estudos.

Entenda que mais importante do que estudar por muitas horas é estudar com qualidade cada minuto estudado.

A técnica de estudos correta te ajuda a ter direcionamento, disciplina e clareza em sua jornada e isso é essencial para que você consiga ter constância nos estudos e, a cada dia, caminhe em passos firmes na direção do seu objetivo.

No momento da sua prova, você precisa estar pronto de forma ampla, não adianta dominar todo conteúdo se o emocional te sabotar. Da mesma forma, não adianta estar com o aspecto emocional em equilíbrio se te falta domínio do conteúdo.

Tenho uma dica extra para você, caso ainda não esteja participando do Desafio que estou fazendo em minhas redes sociais, te convido a juntar-se a nós! Tenho certeza que fará muita diferença em sua jornada rumo a aprovação.

Sempre que precisar, conte comigo!

Nossas redes sociais:

Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.