Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Acesse todos os textos anteriores deste colunista

Se desafiar pode ser a solução!

Está precisando de uma motivação extra? Tenho uma dica importante para você!

Geralmente quando iniciamos um projeto a animação está em seu nível mais elevado, e nos estudos isso não é diferente, temos muita vontade de estudar e de nos colocar em ação. Vencemos facilmente diversos sabotadores, como o cansaço, a preguiça e a procrastinação.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!

Com o passar do tempo chega a rotina, a empolgação volta aos seus níveis normais, às vezes passa a ser inexistente, o rendimento e a motivação caem, isso é absolutamente natural, porém é nesse momento que começa o seu desafio.

A jornada de estudos, de qualquer pessoa, não é linear, existem momentos de altos e baixos, afinal estamos falando de vida real.

Eu sempre digo que estudar para concurso público, vestibular ou qualquer outra prova é um projeto de médio a longo prazo, então ter atenção a motivação é algo muito importante e que fará grande diferença em sua jornada rumo a aprovação.

Aqui em A Tribuna já escrevi diversos textos sobre motivação, porém recomendo que você dê uma olhada nesse texto em que ensinei a técnica da Página 1, para acessar, basta clicar aqui.

Existem diversas técnicas que podem te ajudar com a sua motivação diária. Os meus #SuperEstudantes recebem diariamente um áudio que eu gravo especialmente para eles, porém caso você ainda não seja meu aluno, vou te dar algumas dicas.

Uma das técnicas que podem te ajudar muito é marcar diariamente a sua evolução nos estudos. Isso ajuda para que seu cérebro fixe que aquela atividade é contínua em sua rotina. 

Além disso você tem a sensação de felicidade, de dever cumprido ao registrar a sua sessão de estudos e essa sensação é um estímulo muito forte para que seu cérebro registre o ato de estudar como algo bom, que gera sentimentos positivos.

Ao ver vários dias registrados ficará mais fácil vencer os sabotadores dos seus estudos, pois ficará visualmente registrada a sua “falta” e você não vai querer que isso aconteça por qualquer motivo.

Você pode fazer isso de diversas formas, a mais simples delas é com um calendário, ou papel em que você faça (de forma manual ou no computador), diversos quadrados representando o seu mês de estudos. Ao finalizar cada sessão de estudos, marque um grande X em um dos quadrados.

Outra forma são os aplicativos em que você registra a sua sessão diária de estudos, podendo gerar gráficos do mês, acompanhar em calendário virtual e até comparar o seu desempenho ao longo dos meses.

Existe uma outra técnica que também tem grande eficácia, o desafio das horas de estudos. Quem está no meu canal do Telegram já passou pelo desafio das 10 horas de estudos e meus alunos recebem o desafio de preencher a planilha de 200 horas de estudos.

É maravilhoso quando eles compartilham a planilha toda colorida e totalmente preenchida. Pensa no orgulho que eu sinto!

Essa técnica é bem simples também. Em uma planilha colocamos a quantidade de quadrados correspondentes a quantidade de horas que pretende ter como meta. Sugiro que comece com 10 horas e após vencer esse desafio, vá aumentando gradativamente. 

A cada hora de estudo feita, você pinta um quadrado. Se precisar fracionar, fique em paz, caso tenha estudado 30 minutos no dia, pinte metade do quadrado.

Sugiro que escolha uma cor para cada dia da semana (ex.: segunda verde, terça azul, etc), assim você perceberá em quais dias os estudos "rendem" mais!

Faça o teste e depois me conte, nas redes sociais, como você se sentiu ao se desafiar registrando as suas sessões de estudos.

Sempre que precisar de auxílio em sua jornada de estudos, conte comigo!

Nossas redes sociais:

Instagram - @MarthaVergine

Youtube - Martha Vergine

Telegram - Martha Vergine

Facebook - /EuEstudoCerto

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.