Saiba os 5 erros no estudo que sabotam a sua aprovação

Entenda quais atitudes comuns podem sabotar a sua aprovação e faça o devido ajuste já!

Por: Martha Vergine  -  23/09/20  -  09:30
Conheça cinco técnicas de estudos que a maioria das pessoas utiliza, porém são ineficientes
Conheça cinco técnicas de estudos que a maioria das pessoas utiliza, porém são ineficientes   Foto: Unsplash

Todo mundo fala o que você deve fazer para alcançar determinados objetivos, mas o que dificilmente vemos são dicas do que não devemos fazer.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Alguns hábitos, aparentemente inofensivos e sem relevância, podem ser grandes sabotadores da sua jornada, afinal somando uma coisinha aqui e outra ali, quando você para e presta atenção, percebe que desperdiçou tempo e energia.


Vou te mostrar cinco técnicas de estudos que a grande maioria das pessoas utiliza, porém são extremamente ineficientes.


Sinceramente me arrisco a dizer que você utiliza ou já utilizou, pelo menos, uma dessas técnicas!


Erro nº 1 - Grifar


Para a sua grande surpresa a primeira técnica elencada como baixíssima utilidade, quase que inútil é grifar!


Agora fala para mim, quem nunca pegou um livro e saiu grifando já na primeira leitura?!


Sabe aquele meme do livro todinho grifado em amarelo? Pois é, se você apenas fizer isso achando que está estudando pode ter problemas.


Apenas sublinhar ou grifar palavras ou trechos aleatoriamente, sem nenhum propósito, é apenas jogar seu precioso tempo no lixo.


O grifar pode te ajudar quando você faz isso de forma pontual, a partir da segunda leitura, respeitando as etapas da técnica de estudos.


Erro nº 2 - Releitura


A segunda técnica que é quase inútil é a releitura.


Sim, isso mesmo que você leu, a releitura!


Reler um conteúdo, em regra, é menos efetivo do que outras técnicas. Isso tem um motivo e eu vou te explicar.


Geralmente quem lê não sabe como ler, acaba fazendo isso de forma automática e não utilizando a técnica correta para fixar os conteúdos.


Os meus alunos sabem, é necessário mastigar o texto, entender cada trecho, o que o autor quer dizer. É uma leitura ativa, conversada, esquematizada.


Ler de forma passiva, apenas juntando palavras e frases não te ajudam a fixar o conteúdo quando ele é técnico.


Te pergunto, quantas vezes você já releu um conteúdo e em seguida não sabia explicar o que tinha acabado de ler?


Erro nº 3 - Mnemônicos


Criar palavras engraçadas, musiquinhas e outras técnicas do tipo, para todo tipo de conteúdo. Isso gera apenas estresse no seu cérebro, pois além de ter que fixar o conteúdo você fica se forçando a decorar uma infinidade de mnemônicos.


A técnica mnemônica funciona para te ajudar a lembrar alguns poucos requisitos, pois o tempo que você perde criando frase ou musiquinha para tudo o que você estuda é sem propósito, a utilidade é baixa.


Um grande exemplo de mnemônico usando da forma correta é no estudo do art. 37, da Constituição Federal, em que utiliza-se a sigla LIMPE.


Agora criar palavras aleatórias e difíceis de memorizar só vai atrapalhar a sua sessão de estudos e fazer você perder tempo.


Erro nº 4 - Palácio da memória


Imaginar figuras, como na técnica do palácio da memória, que é muito ensinada em cursos de memorização.


Esse tipo de técnica tem sua utilidade quando você quer decorar um conjunto de palavras aleatórias, como, por exemplo, a sua lista de compras do supermercado.


No estudo de conteúdo técnico ficar criando essas historinhas é perder tempo, pois é uma memória muito rasa perto que que você vai precisar para resolver as questões no dia da sua prova.


Em provas técnicas é importante entender os conceitos e suas aplicabilidades na vida real de acordo com o caso concreto.


Erro nº 5 - Releitura


Por último, porém não menos eficiente estão os resumos feitos como cópias de livros e outros materiais.


O resumo precisa ter uma utilidade, pois o resumo por resumo não funciona. É preciso criar um material estratégico, algo construído com as suas palavras, que vai te ajudar a lembrar o conteúdo.


Agora apenas copiar as informações sem técnica não vai te ajudar em nada. Uma prova disso é que a maioria das pessoas não lêem os “resumos” que fazem, exatamente por ser um material extenso e sem objetivo.


Não saber fazer resumos que funcionam também é apenas perder tempo!


Viu só como esses erros fazem parte da vida da maioria das pessoas? Não faz sentido insistir em técnicas que não trazem bons resultados para a sua jornada e ainda te fazem perder tempo.


Você deve focar no que funciona e que vai ajudar o seu cérebro a lembrar o conteúdo, a fixar a informação na memória longa, pois é isso que vai fazer a diferença na sua sessão de estudos.


Muitas pessoas acreditam que a falta de bons resultados é devido a quantidade de horas estudadas e não a forma como elas estudam.


De nada adianta se acabar de estudar por muitas horas se você está estudando errado, é o mesmo que correr com toda a sua energia na direção contrária a linha de chegada.


Caso queira saber mais sobre a importância de aprender a estudar certo, recomendo que leia o texto que escrevi aqui em A Tribuna, basta clicar aqui.


Se sentir que esse é o momento de aprender a estudar da forma correta, lancei o Método Eu Estudo Certo desvinculado da mentoria, assim você poderá se preparar desde já com um precinho camarada e ainda terá acesso a bônus especiais. Clique aqui para acessar!!!


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine


Youtube - Martha Vergine


Telegram - Martha Vergine


Facebook - /EuEstudoCerto


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter