EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

9 de Agosto de 2020

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Que tipo de servidor você quer ser?

Entenda a importância do seu papel como futuro servidor público

Antes de qualquer coisa, quero que você pense no tipo de servidor público você quer ser? Preste atenção na imagem que você faz desse tipo de profissional.

A escolha do cargo público pode gerar uma série de dúvidas, caso esse seja um desafio para você, recomendo que clique aqui e veja o texto que escrevi aqui em A Tribuna sobre isso. Agora em relação ao o tipo de servidor que você pretende ser, em alguns pontos, não pode existir dúvida alguma.

Um ponto que muitas pessoas se esquecem é que o servidor público não trabalha para o governo e sim para a população. Isso mesmo, como a própria nomenclatura diz, é servir o público.

Isso significa que o seu papel será extremamente importante na mudança de muitas coisas que geralmente as pessoas costumam reclamar (diversas vezes com total razão).

Você deverá buscar, com o seu trabalho, atender da melhor forma possível as necessidades da população. Seja com um atendimento adequado, resolvendo burocracias com celeridade ou criando processos que tragam benefícios a todos.

Lembre-se que você também faz parte da população, então, busque trabalhar da forma que você gostaria que trabalhassem para você. 

Tenha sempre em mente que você terá o poder de mudar o mundo através de pequenas atitudes diárias.

Como assim mudar o mundo? Veja só a diferença que você pode fazer.

Cada servidor público tem o poder de diminuir a corrupção em nosso país, apenas não sendo corrupto. Tem o poder de melhorar o atendimento nos órgãos públicos, apenas realizando um bom atendimento. Pode colaborar com a diminuição na demora dos processos, fazendo o seu trabalho da forma mais célere e completa possível.

Esses são apenas alguns, poucos, exemplos da forma como você poderá contribuir para um mundo muito melhor.

Lembre-se que você não precisa ter como meta mudar todo o planeta, mas se fizer a diferença na vida das pessoas que fazem parte do seu cotidiano, poderá mudar o mundo delas.

Todas essas posturas envolvem pontos bem importantes de cada ser humano, o caráter e os princípios. Sabe aquela famosa frase “faça o que é certo, mesmo que todos estejam fazendo errado”?

Tenha em mente que desde o começo da sua jornada o seu caráter e princípio são intocáveis.

Você deve ter acompanhado nos últimos tempos as notícias sobre operações policiais que descobriram fraudes em venda de cursos, além de tantas outras que já foram publicadas sobre pessoas que fraudavam concursos e provas.

A ética do servidor público verifica-se antes mesmo dele ser aprovado. Como consta em um conhecido trecho do texto bíblico “quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito”.

Ahh mas é só um curso, um rateio, uma prova. Cuidado, pois no futuro isso pode causar um grande problema, inclusive a perda do cargo público, além de um grande peso na consciência.

É muito importante ter atenção e cuidado com o que parece ser muito fácil ou vantajoso.

Lembre-se que aquele que faz parte de qualquer tipo de fraude responderá civil e/ou criminalmente, de acordo com a sua participação.

Ter a consciência tranquila, por estar fazendo o que é certo, é algo que não tem preço!

Outro ponto muito importante e que faz grande diferença no trabalho de quem é servidor público, e no tipo de serviço que presta a população, é limitar-se a fazer apenas as funções para as quais é pago.

É claro que você não deverá invadir a esfera de de trabalho de outras pessoas e ultrapassar os limites inerentes a sua função. 

Estou falando de dar o seu melhor, mesmo que isso dê um pouco mais de trabalho que fazer o mínimo.

No mundo corporativo no momento de escolher entre funcionários, fica quem se destaca, quem mostra que não é limitado ao mínimo que lhe é pedido.

Ao tornar-se servidor público, você não correrá esse risco, porém vai perceber a grande diferença em sua rotina ao dar o seu melhor. Você não imagina o quão gratificante é saber que o seu trabalho, por ter sido bem feito, fez a diferença na vida das pessoas.

Atue pelo propósito do trabalho e não limite-se! Lembre-se que você é um servidor público, então deve atender às necessidades da população da melhor forma possível.

Sabe a milha a mais que tanto falo, então, ela não é válida apenas nos estudos, dê a sua milha a mais na vida e para o bem da sociedade.

Isso não quer dizer que não existirão momentos desafiadores e que você não vai ter que lidar com as famosas pessoas “braços curtos”, mas isso não deve te influenciar.

Te proponho novamente a pensar bem e responder com sinceridade, que tipo de servidor público você quer ser?

Isso refletirá fortemente na sua relação com o trabalho e na satisfação que isso trará para a sua vida. Sem falar no impacto que terá em sua comunidade, isso mesmo, na população que sofrerá as consequências da sua escolha.

Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!

Nossas redes sociais:

Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Telegram - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.