Privilegiado você? Sim, você é!

Mudança do ponto de vista nos mostra o que não percebemos ser

Por: Martha Vergine  -  08/04/20  -  12:10
A mudança do ponto de vista, nos mostra o que não percebemos ser
A mudança do ponto de vista, nos mostra o que não percebemos ser   Foto: Pixabay

É muito interessante a forma como vemos as coisas e como o nosso ponto de vista é sempre focado no outro, no externo.


Tenho certeza que a maioria das pessoas que tiver acesso a esse texto, em algum momento da vida já pensou em como alguma outra pessoa é privilegiada, por motivos diversos como, ter a oportunidade de “apenas” estudar, não precisar se preocupar com as responsabilidades inerentes da vida adulta, por estudar em uma boa instituição, por fazer um determinado curso… Pare e reflita, você já pensou dessa forma?


Agora tenha muita atenção!


Se você tem a possibilidade de ler esse texto hoje, tem acesso a internet, tem um lar para poder se proteger nesse momento ou para onde voltar, se você é uma das pessoas que precisa trabalhar externamente, tem a sua família ao seu lado, pode ter contato virtual com as pessoas que você ama, tem como evitar desperdícios, tem a possibilidade de escolher estudar, e tantas outras coisas que são comuns a sua vida, você é muito privilegiado.


Eu sei que todos temos as nossas dificuldades e desafios, que a sua estrutura pode ser considerada simples, que podem existir questões interpessoais ainda não resolvidas, que você pode estar muito preocupado com a questão financeira, pois perdeu o emprego, teve uma redução brusca nos seus ganhos ou precisou compartilhar mais.


Talvez você não tenha todos os materiais que gostaria para estudar, até porque isso pode significar investir uma fortuna em livros, ou não pode comprar o melhor curso de acordo com o seu ponto de vista, ou até não tenha o local de estudos que considere o mais estruturado.


Sinceramente, tudo bem! É natural que a gente não tenha tudo.


Agora eu te convido a se enxergar de outro ponto de vista. Se olhe pelo ponto de vista da pessoa que não tem um lar seguro para estar, que não tem uma família minimamente estruturada, que não tem acesso a tantas informações, nesse momento está sem internet, não pode ter contato com as pessoas que ama, não tem desperdícios para evitar, pelo simples fato de não ter o básico para sua sobrevivência, não tem a possibilidade de escolher estudar, pois nesse momento precisa escolher sobreviver.


E não precisamos ir aos extremos da vida. Se olhe pelo ponto de vista da pessoa que pode ter tudo o que você tem hoje, ou até mais, porém não tem a consciência do valor que tudo isso tem, e que no futuro não vai colher os mesmos frutos que você. Talvez colha o arrependimento e os resultados amargos de algumas escolhas impensadas.


Veja o quão privilegiado você é! Entenda o valor de tudo o que você tem na sua vida e, principalmente, dê o devido valor a tudo isso. Agradeça por poder escolher estudar e quando se sentar para fazer a sua sessão de estudos lembre-se que isso é um privilégio que muitos gostariam de ter e que você é um dos poucos que tem.


Sempre que precisar, conte comigo na sua jornada!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter