EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

18 de Novembro de 2019

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Por que estudar para concursos públicos?

São basicamente dois os motivos que fazem as pessoas estudarem para concursos públicos.

Para assumir um cargo público - seja porque sonha trabalhar em determinada carreira (e se só é possivel exercê-la com o ingresso por meio do concurso público) ou, porque os benefícios de ser servidor público atende o valor segurança, que lhe é muito forte, e definitivamente, a pessoa descobriu que não tem perfil para viver na dúvida se terá dinheiro para pagar suas contas no próximo mês. 

Quer saber qual era o meu motivo quando eu estudava para o cargo de delegada de Polícia que exerço hoje? 

Os dois! Isso mesmo, os 2 motivos me levaram a ser uma servidora pública. 

Eu sonhei, desde sempre, em ser delegada de Polícia e sim, para ter tranquilidade e qualidade de vida, também precisava ter a certeza que teria dinheiro para sobreviver o próximo mês. 

Mas, a vida prática de um aprovado destrói de cara (ainda bem!) dois mitos que rodam por aí.

Mito 1: Passe no concurso público e coloque os burros na sombra.

Realidade: Funcionário público trabalha muito, a maioria dos órgãos tem pouca gente no setor e, provavelmente, você irá fazer o trabalho de 3 pessoas para o serviço andar. Sim, a jornada é puxada.

Mito 2: Passe no concurso público e fique rico.

Realidade: Funcionário público pode ter bons salários comparados a iniciativa privada, mas não fará ninguém rico (pelo menos não pelas vias lícitas).

Quem escolhe ser servidor público porque sonha exercer determinada carreira, torna tudo mais fácil. Como dizem, não trabalha nenhum dia aquele que faz o que ama. 

Se você se permitir, cumprir o seu expediente dia a dia poderá se tornar a aventura que você desejou. E trabalhar em algo que gosta e te traz ao mesmo tempo satisfação pessoal e profissional, são poucas pessoas experimentam essa realidade. 

Agora, se você não ama nenhuma carreira (isso é bem possível de acontecer) está tudo bem. Basta você escolher uma opção que tenha mais identidade com suas características. 

O leque é grande, temos as áreas fiscais, administrativas, judiciais, policiais, dentre outras. Passe a estimar o que faz, que te garanto, em breve você terá uma inesperada surpresa!

É possível ter a vida com propósito sendo servidor público? 

Sim! 

Tem coisa melhor do que você estar no lugar certo, na hora certa e com os equipamentos necessários para fazer a diferença na vida das pessoas que te procuram? Se existe propósito maior que este eu desconheço. 

E você, qual motivo te faz querer passar no concurso público?

Me siga e me conte nas redes sociais. Estou esperando a sua resposta. 

INSTAGRAM @euestudocerto

FACEBOOK @euestudocerto

YOUTUBE /blogeuestudo

Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.