Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Acesse todos os textos anteriores deste colunista

O resultado final dos pequenos passos dados a cada dia

Você conquista o macro no micro

Todos os dias as nossas decisões nos levam para mais perto dos nossos objetivos, ou nos afastam deles.

Hoje, quero chamar a sua atenção para as pequenas decisões que tomamos em nossa rotina, sim, aquelas que, muitas vezes, achamos irrelevantes.

Acredito que com alguns exemplos ficará mais fácil.

A maioria das pessoas acredita que estudar um pouco por dia não fará diferença para a aprovação na prova dos sonhos. Que se possui apenas 30 minutos, em um dia, não será o suficiente.

Primeiro, precisamos ser realistas, se você analisou sua rotina e viu que tem apenas 30 minutos, o fato de você pensar que não é o suficiente não vai mudar a sua realidade. Você continuará tendo 30 minutos!

Agora, vamos expandir essa visão? O ano de 2020 terá 366 dias, se você estudar “apenas” 30 minutos, todos os dias, você terá estudado 183 horas.

São apenas 30 minutos, que você não estava valorizando, mas quando visualizamos no macro, fazem muita diferença.

Já parou pra pensar o quão longe estudar 0 horas está de estudar 183 horas?

Entenda que os pequenos passos também fazem parte da sua jornada, cada passo, dado da forma correta te coloca mais perto dos seus sonhos.

A pessoa que lê uma página do livro por dia, em um ano lê mais livros que a pessoa que espera ter tempo para ler trinta páginas do livro por dia.

Dê valor a esses, aparentes, pequenos passos, pois eles farão a diferença, basta ampliar o seu campo de visão.

Quero deixar claro que não estou te dizendo que estudar 30 minutos por dia é o suficiente para passar na prova dos seus sonhos, seja um concurso público, vestibular, prova da OAB, prova de residência, enfim, estou te dizendo que você deve valorizar cada oportunidade que tiver para estudar.

Agora tenha atenção, se você tem 30 minutos de estudos, esses minutos são preciosos, então, precisa ser a melhor seção de estudos possível. Invista na qualidade do seu estudo para turbinar a sua seção de estudos.

Tenha em mente, também, que esses passos são importantes e vão te preparar para as próximas etapas. Se você cria o hábito de estudar, se tem constância, quando puder aumentar o seu tempo de estudo já estará acostumado à rotina. 

Lembre-se que ação é a palavra de ordem! Comece agora, continue agora, faça agora, com o tempo que você tem.

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.