Novembro está acabando e 2020 também

Como enfrentar as frustrações de um ano nada planejado.

Por: Martha Vergine  -  25/11/20  -  15:25
Atualizado em 26/11/20 - 15:35
Relação dos feriados nacionais consta em portaria do Ministério da Economia
Relação dos feriados nacionais consta em portaria do Ministério da Economia   Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Sejamos honestos: 2020 foi um ano bem desafiador para a maioria das pessoas. Sem dúvidas esse foi um ano que torcemos para que terminasse logo, porém ao mesmo tempo ficamos com aquela sensação estranha de todo final de ano.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços! 


Como diz aquela famosa música “então é (quase) Natal e o que você fez?”.


Sim, pode parecer assustador, mas já estamos na última semana de novembro de 2020!!! Esse ano que, para muitos, parece não ter fim está terminando.


Esse é um momento de muitas reflexões, pelo menos para mim, pois passa um filme em minha mente, de tudo o que vivi e de tantas coisas que ainda estão por vir.


Tudo isso faz parte do movimento da vida, se ainda não parou e prestou atenção recomendo que faça, pois será no mínimo interessante.


Entender que existem coisas além do nosso controle torna a nossa jornada mais leve e nos ajuda a lidar com os imprevistos da vida de uma forma mais natural.


O dia que você não conseguiu estudar por duas horas deixa de ter o peso de uma bigorna quando torna-se o dia em que, apesar de tantos imprevistos, você conseguiu estudar por 30 minutos.


E o dia seguinte ao dia cheio de imprevistos, torna-se um dia normal, em que seu planejamento deu certo e você conseguiu estudar pelo tempo planejado. Ahhh e sem o peso do dia anterior que saiu dos eixos.


Nossa capacidade de fluir é imensa, porém muitas vezes não damos a menor atenção a isso.


Quero te propor um exercício. Se imagine como a água de um rio, quando existe um obstáculo ela apenas se adapta, transpassa e continua a fluir.


Eu sei que isso não é um pensamento automático em nosso dia a dia, porém te garanto que com treino torna-se mais natural. Sempre que surgir um desafio, pense como se você fosse água e se pergunte, qual a melhor forma de continuar fluindo?


Viva o momento, faça a sua parte de acordo com o que é possível para você nesse momento e tenha em mente que nada é permanente. Isso significa que não é porque hoje é possível estudar por uma hora, que amanhã esse tempo não poderá ser maior.


Sei que já falei isso diversas vezes, mas valorize as pequenas oportunidades que você tem para estudar ao longo do seu dia, o muito também se constrói com vários poucos!


Tenha em mente que tudo passa, sejam coisas boas ou ruins, então ter atenção ao momento presente é essencial. Não perca as oportunidades que surgem hoje para que você alcance os seus objetivos no futuro.


O tempo vai passar de qualquer forma então aproveite as oportunidade de estudar, mesmo que não pareça o período ideal para você. Lembre-se que a sua decisão de hoje fará toda diferença no resultado de sua jornada.


Não perca tempo pensando que tem pouco tempo, que o ano está acabando ou qualquer outra coisa que te limite ou que te paralise. Independente do que esteja acontecendo, faz parte da vida e vai passar.


Ainda dá tempo de fazer a diferença na sua jornada e isso depende apenas de você! Se precisar de ajuda para aprender a estudar certo, recomendo que clique aqui e conheça o método Eu Estudo Certo.


Não sabemos como será 2021, da mesma forma que não tínhamos como saber como seria 2020. Nossas expectativas devem ser as melhores possíveis, sempre, mas tenha em mente que a impermanência das coisas é natural.


Ahh não tema, pois o que vem por api pode ser muito melhor do que você imaginou, porém você precisa fazer a sua parte. Bora fazer a sua melhor sessão de estudos hoje?


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada de estudos, conte comigo!


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter