Não sabe o que estudar para a sua prova?

Vou te ajudar a descobrir o que você realmente precisa estudar

Por: Martha Vergine  -  28/10/20  -  15:30
  Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

Uma das dúvidas que muitas pessoas me enviam é o que estudar e, por isso, acho importante ensinar para você o que realmente precisa ser estudado e, principalmente, onde encontrar essas informações.


Independentemente de qual seja o seu objetivo, concurso, vestibular ou qualquer outra prova, você precisa buscar o edital. Sim o edital será o seu guia de estudos.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Antes de te explicar como buscar o seu edital e o que fazer com ele, preciso que você tenha claro em sua mente que, não importa o tamanho do seu edital, eu não estou aqui para te ensinar macetes ou fórmulas milagrosas para não estudar o conteúdo que realmente é necessário estudar.


Sei que existem muitas pessoas que ensinam essas “fórmulas mágicas”, respeito - mas eu não acredito nisso e pretendo falar sempre a verdade para você. Caso você queira saber as "muitas" vantagens de estudar "pouco" para ser aprovado assista o vídeo que eu fiz clicando aqui.


Bora colocar a mão na massa, ou melhor, no edital?


Primeiro você precisa buscar o edital da sua prova em uma fonte segura. Geralmente no site da banca examinadora ou da instituição de ensino você encontra essas informações.


Caso a sua prova não tenha um edital, é importante que busque editais de provas parecidas, pois em regra o eixo principal é o mesmo.


Assim que encontrar o edital, leia a parte que explica o conteúdo que será exigido em sua prova, caso tenha mais de uma fase é importante verificar o que é exigido em cada uma, esse é um detalhe que precisa estar em seu planejamento de estudos.


Pegue apenas a parte que explica o que será cobrado de você - o conteúdo das matérias - e separe em outro arquivo, isso mesmo, apenas copie e cole em outro documento. Esse será o seu edital guia.


Com essas informações em mãos, você precisará fazer duas coisas muito importantes, então sugiro que você imprima duas cópias do edital guia, ou se preferir fazer os próximos passos digitalmente você pode salvar dois arquivos com o mesmo conteúdo.


Agora o que fazer com duas cópias do seu edital guia? Você vai precisar de 3 canetas ou lápis de cores diferentes. Minha sugestão é que você use as cores vermelho, amarelo e verde, pois nosso cérebro já está acostumado com essas cores e com o que elas representam, mas fique à vontade e escolha as cores que você tiver ou quiser.


A cópia 1 do edital guia será utilizada para que você marque o seu nível de conhecimento em cada um dos conteúdos. Por exemplo, marque em verde o conteúdo que você sabe bastante, em amarelo o que você sabe mais ou menos ou já ouviu falar e, em vermelho, o que você não sabe.


Dessa forma você terá um panorama geral do conteúdo que precisa ter mais atenção (amarelo e vermelho).


A cópia 2 do edital guia será utilizada para que você use no dia a dia de estudos, riscando o que foi estudado, pois assim você poderá acompanhar o que ainda falta.


Esse controle é muito importante para que você tenha claro tudo o que precisa ser estudado e também para distribuir esse conteúdo em suas sessões de estudos.


Talvez você esteja se perguntando se realmente precisa estudar tudo o que está no edital. 


Minha resposta é sim, você precisa dominar o seu edital guia, pois não temos como prever o que será exigido no dia da sua prova. 


Independentemente da quantidade de conteúdo que será cobrado de você em sua prova, tenho certeza que ter o edital guia e utilizar essa técnica que te ensinei, vai tornar a sua jornada de estudos mais clara e fluida.


Além disso, de tempos em tempos, você pode refazer o exercício de pintar com as três cores diferentes uma nova cópia do seu edital guia, pois assim você vai perceber a sua evolução nos estudos e também entender quais conteúdos ainda precisam de mais atenção.


Como eu sempre digo os ajustes ao longo da jornada são extremamente importantes e essa é uma oportunidade que você terá para fazer os ajustes necessários.


Se gostou dessa dica me deixe saber e caso queira saber mais, sugiro que me siga nas redes sociais, pois posto conteúdos diários que vão te ajudar a acelerar a sua aprovação, porém sem pressão.


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada de estudos, conte comigo!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine


Youtube - Martha Vergine


Telegram - Martha Vergine


Facebook - /EuEstudoCerto


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter