Mudar foi obrigatório e permanecer será opcional

As mudanças impostas pelo isolamento que ficarão em nossas vidas

Por: Martha Vergine  -  22/04/20  -  11:05
Você percebeu como toda a humanidade evoluiu, se expandiu e mudou de alguma forma?
Você percebeu como toda a humanidade evoluiu, se expandiu e mudou de alguma forma?   Foto: Divulgação

Algo que nunca ninguém imaginou aconteceu, de uma forma também jamais imaginada e de forma global.


Sim, o mundo todo foi obrigado a mudar de alguma forma por causa de um vírus, por conta dos riscos que todos ainda estamos correndo.


Fomos obrigados a mudar a nossa rotina, alguns de forma brusca! Lave as mãos, não toque as pessoas, NÃO ABRACE (isso é tão difícil para mim), fique em casa, pense no próximo, se reinvente...


O mundo precisou se unir, nossa definição de herói foi atualizada com sucesso, agora é muito claro que os verdadeiros são os profissionais da saúde, cientistas e pesquisadores, pessoas que trabalham na limpeza urbana e dos hospitais, motoristas dos transportes públicos e essenciais, caminhoneiros, entregadores, profissionais da área da segurança, bombeiros e todos aqueles que vestem suas máscaras e uniformes e estão nas ruas se arriscando por todos nós.


O lado humanitário nunca gritou tanto em nossas vistas, pessoas estão se doando e ajudando o próximo da forma que podem, doando alimentos, fazendo Lives para arrecadar doações, fazendo máscaras em tecido para doar a quem precisa, entregando marmitas aos caminhoneiros, palavras de incentivo ecoam, “vai ficar tudo bem” e “isso tudo vai passar” são os novos lemas da humanidade.


Os artistas, criadores de conteúdos, artesãos, educadores físicos, professores, mentores de estudos e tantos outros profissionais se uniram e estão à nossa disposição na internet para nos entreter e ensinar.


Muitas pessoas perderam seus empregos, passaram a viver em situação extremamente precária, algumas famílias não têm alimentos e nesse momento dependem da ajuda de tantas outras.


Artistas, empresários e grandes empresas doaram bilhões, teve criança que quebrou o cofrinho e doou todas as suas moedinhas, cada um fez o seu possível, pois o único objetivo é ajudar quem precisa.


Inventores estão criando máscaras, respiradores acessíveis e tudo o que for necessário para ajudar nesse momento e não estão preocupados com patentes, pois nesse momento o importante é ajudar, o restante tornou-se irrelevante.


Empresas passaram a produzir álcool em gel para doar a quem precisa. Quando você imaginou que a fábrica de cerveja e a de produtos para cabelos estariam fabricando a mesma coisa e distribuindo de graça? Sim, eu sei, isso vai muito além do que já conseguimos imaginar.


Estamos vivendo um momento Histórico, isso tudo vai para os livros da História da Humanidade e será ensinado para as gerações futuras. O momento em que todo o mundo se uniu em prol da salvação da espécie humana.


Agora quero chamar a sua atenção para um ponto muito importante… você percebeu como toda a humanidade evoluiu, se expandiu e mudou de alguma forma?


Nossa evolução foi tanta que não cabemos mais na pessoa e na vida que tínhamos antes. Coisas simples, que nem tínhamos atenção passaram a ter um valor enorme. Lembra quando você tomava um café corrido na padaria antes do trabalho ou almoçava correndo no restaurante mais próximo entre um compromisso e outro? Dá saudades, né?


Fomos obrigados a sermos menos dependentes, agora trabalhamos e estudamos em casa, temos que organizar a nossa rotina, cuidar das nossas casas e da nossa família, cozinhar, fazer exercícios físicos, tentar não pirar com tantas mudanças e informações.


Tenho a impressão de que foi tirado um véu dos nossos olhos, não temos mais controle, agora somos obrigados a viver um dia de cada vez, torcer diariamente por cada nova descoberta que nos coloque a um passo da solução, vibrar a cada notícia de pessoa que se cura.


Nossa atenção também se tornou mais aguçada em relação ao nosso entorno, as pessoas que estão à nossa volta, oferecemos ajuda ao vizinho idoso e pensamos em opções para salvar a vizinha que, só agora, percebemos que é vítima de violência doméstica.


É contraditório como a pandemia é algo tão ruim para toda a humanidade, mas foi necessária para nos tornarmos pessoas tão melhores, para vermos a nossa capacidade de ir além, de agir em prol da humanidade.


Eu sei que nem todo mundo evoluiu, não sou Polyana em acreditar que todo o mundo está evoluindo, mas fico muito feliz em saber que somos a grande maioria e que o mundo está se tornando um lugar melhor por nossa causa.


Se você pensa diferente, está tudo bem. Essa é a minha forma de encarar tudo isso. E sim, acredito ser possível encontrar o lado bom em tudo. Porque o que não for benção, pode ser lição.


Nós não vamos parar até ficar tudo bem e vai ficar. Cada um fazendo a sua parte e se cuidando, podemos sair dessa e ter muito orgulho das pessoas que nos tornamos.


Sempre que precisar, conte comigo na sua jornada!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter