Escolha a carreira e o cargo de forma correta

Veja como essa escolha interfere em sua jornada rumo a aprovação

Por: Martha Vergine  -  17/06/20  -  12:05
Veja como essa escolha interfere em sua jornada rumo a aprovação
Veja como essa escolha interfere em sua jornada rumo a aprovação   Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Semana passada falei sobre os primeiros passos da jornada de estudos rumo a aprovação, pois sei que muitas pessoas se sentem perdidas nesse início.


Agora outro ponto muito importante é a escolha da carreira e do cargo.


Algumas pessoas, assim como aconteceu comigo, sonham desde a infância com uma carreira ou um cargo, então essa escolha é mais natural, afinal, sonho é sonho!


Para outras pessoas isso não é tão natural assim, afinal talvez seja um pouco difícil alguém ter o sonho de infância de ser auditor fiscal, por exemplo, até porque a grande maioria das crianças, e ouso dizer que muitos adultos, não sabem o que um auditor fiscal faz.


As dicas que tenho serão importantes tanto para quem pretende realizar um sonho de infância quanto para quem escolheu o cargo por outros motivos.


Falando em motivos eles podem ser os mais variados, talvez seja a atividade, o salário, o que você acredita ser a rotina profissional ou até a influência de uma pessoa próxima, entre tantas outras coisas. 


Independente de qual seja o seu motivo, tudo bem, entenda que ele é apenas seu e para isso não existe certo ou errado, desde que seja algo lícito claro.


Tenho algumas perguntas que vão te ajudar a ter certeza que você escolheu o cargo adequado para você. Lembre-se que você passará muitos anos ocupando esse cargo, então é importante ter alguns cuidados.


Você sabe quais são as atividades reais de quem ocupa esse cargo?


Nesse momento precisamos ser realistas, pois muitas vezes o que imaginamos está muito além do que realmente acontece na rotina do profissional.


Muitas pessoas têm uma visão mais romantizada que é completamente diferente da realidade. Isso é normal, pois geralmente não temos acesso a realidade e sim a rotina de um personagem de filme, novela ou série.


Acontece que você precisa ter consciência da realidade, pois será a que viverá na sua rotina após a aprovação. Tenha esse cuidado e evite se frustrar após tanto esforço.


Você sabe qual é o salário e esse salário está de acordo com os planos que você tem para sua vida?


Eu sei que a grande maioria das pessoas olha o salário e muitas até escolhem os cargos com base neste critério.


O que estou te convidando a pensar é se o salário do cargo escolhido está de acordo com os planos que você tem para a sua vida.


Existem pessoas que têm o sonho de serem ricas, por exemplo, e ok, pois cada um sonha com o que quiser, porém existem patamares financeiros que uma pessoa que ocupa um cargo público nunca vai alcançar honestamente.


Acredito e espero que o seu plano é ser honesto, então veja se realmente vale a pena investir tempo e energia em um projeto tão intenso, se os seus planos e ideais de vida financeira são completamente incompatíveis com os ganhos que terá.


Você aceita correr os riscos inerentes a esse cargo?


Alguns cargos, como os das carreiras policiais e da área da saúde, envolvem alguns riscos e você precisa analisar quais são os riscos e também se está disposto a corrê-los.


É claro que situações excepcionais podem acontecer com qualquer pessoa, porém, existem cargos em que você é o responsável por resolver a situação excepcional.


Na minha opinião esse ponto muito importante, pois envolve questões emocionais muito particulares de cada um. Uma mesma situação pode ser aceitável para um grupo de pessoas e gerar até patologias em outro grupo.


Indico que você tenha muita atenção a esse ponto, para evitar ser pego de surpresa por algo que poderia ter tomado conhecimento antes.


A rotina de trabalho de quem ocupa esse cargo é coerente com o que você espera para a sua vida?


Se você é uma pessoa que valoriza a rotina, passar os finais de semana livre, cuidado no momento de escolher o cargo.


Existem profissionais que muitas pessoas nem imagina que precisam trabalhar em plantões aos finais de semana e feriados. Os juízes e promotores de justiça fazem parte deste grupo, por exemplo.


Se esse não é um problema para você, lembre-se de levar em consideração se tudo bem trabalhar aos finais de semana e feriados de forma esporádica ou habitual, pois pode ser que isso traga uma grande alteração para a sua rotina e da sua família.


Para responder a essas e muitas outras questões que você tenha sobre o cargo que escolheu é importante buscar informações. 


Aproveite a facilidade de acesso a determinadas pessoas, que a internet nos possibilita, e, caso não tenha encontrado o que procura em suas pesquisas, pergunte a quem ocupa o cargo.


Ninguém melhor do que um profissional que vive a rotina para te esclarecer pontos que talvez você nem tenha se atentado.


Convite: Essa semana iniciamos uma série de Lives em minhas redes sociais. Até o dia 28/06 teremos três Lives por dia, às 8h, às 12h e às 20h. Quer acelerar a sua aprovação, porém sem pressão? Venha para as Lives, estarei te esperando!


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto
Telegram - Martha Vergine


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter